Notícias
Força de Cooperação do Depen recebe título de Honra ao Mérito
Belém, 11/12/2019 - A Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) no Pará recebeu o título de Honra ao Mérito, na Câmara Municipal de Santa Izabel. O município paraense é onde está instalado o Complexo Penitenciário de Santa Izabel, local que há atuação da Força do Depen desde agosto desse ano. O reconhecimento foi fomentado pelo Vereador Edmilson Ribeiro Lima, que agradeceu os relevantes trabalhos prestados pela equipe para a comunidade local.
O título de Honra ao Mérito é atribuído aqueles cujo ato ou atividade foram reconhecidos como de grande valor em favor da coletividade. O reconhecimento público do mérito é demonstrado através da concessão de medalhas, condecorações, títulos ou diplomas, para destacar os atos reconhecidos.
Em discurso, o policial penal federal Claudevan Costa, que recebeu o diploma em nome da equipe, agradeceu a todos pelo reconhecimento “Agradecemos o reconhecimento pela transformação que a atuação da Força traz. Por onde passemos, conseguimos salvar vidas dentro e fora dos presídios com o nosso trabalho e isso é o que nos motiva a continuar”, disse ele.
O vereador Edmilson Lima, é ex-agente penitenciário e trabalhou no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará 2 (CRPP2) por dois anos, presídio localizado dentro do Complexo. Segundo ele, quem comandava as unidades prisionais eram as facções criminosas e, desde que a Força começou a atuar, isso mudou “Nós acompanhamos tudo do lado de fora, temos pessoas que trabalham lá e falam da nova realidade. Isso me chamou a atenção”, disse ele.
Ele relata que os problemas extra penitenciária que a comunidade vivia acabaram e por esse motivo decidiu dar esse título à equipe “ É um reconhecimento que a gente faz a essa tropa, que veio para trazer segurança e tranquilidade a nossa vila, nosso município e nosso estado”.
Resultados da Força de Cooperação no Pará
Atuando a pouco mais de 120 dias no Pará, a Força de Cooperação do Depen em ação conjunta com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do estado, além de terem retomado o controle de 13 penitenciárias da Região Metropolitana de Belém, garantiram a humanização da pena para mais de 10 mil presos que chegaram a custodiar.
Foram quase 80 mil atendimentos de saúde, incluindo atendimentos médicos e de enfermagem e entrega de medicação, mais de 21 mil atendimentos jurídicos, oferta de cursos profissionalizantes - com apoio de parcerias da iniciativa pública e privada - como de marcenaria, de garçom, de panificação e confeitaria, de tapiocaria goumert e participação em provas como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Enem, além de promoção de cultos religiosos e fomento ao trabalho.
A Força de Cooperação colaborou também com a reforma de espaços como o do Setor de Oficinas e Cursos, no Centro de Reeducação Feminino (CRF), criado por um policial penal federal com apoio da Seap, da Vara de Execuções Penais, da Defensoria Pública Estadual e do Ministério Público Estadual. O local será destinado a cursos profissionalizantes e possui um projeto de lavanderia para garantir mais vagas de emprego nesse presídio feminino, além de lavar todos os uniformes das presas custodiadas no local.
Os resultados da Força de Cooperação se estendem fora dos presídios. Após a chegada no estado, houve redução significativa da criminalidade nas ruas. Em agosto, a redução de homicídios dolosos foi de agosto 54,86%, setembro 66,31%, outubro 76, 86% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup).
Como mais uma etapa na atuação da Força do Depen, os policiais penais que compõe a equipe são professores do curso de formação para 642 alunos, além de fazer alinhamento operacional com os atuais servidores que trabalham nas casas penais. O repasse de conhecimento faz parte do escopo de atuação da Força de Cooperação, o que garantirá que todo trabalho realizado tenha continuidade no estado paraense.
S erviço de Comunicação Social do Depen
Fotos Babi Afonso/ Câmara Municipal de Santa Izabel