Notícias
OPERAÇÃO MUTE
SENAPPEN divulga balanço das apreensões da Segunda Fase da Operação MUTE
Brasília/DF, 22/12/2023 - A Secretaria Nacional de Política Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENAPPEN/MJSP) ativou, no período de 11 a 15 de dezembro, a Segunda Fase da Operação MUTE que apreendeu 1294 aparelhos celulares usados para comunicação ilícita no interior dos presídios do país.
A operação que tem a adesão de todas as administrações prisionais do País promoveu pente fino em 114 estabelecimentos prisionais nos 26 estados e Distrito Federal. Assim como na Fase 1, algumas unidades demostraram possuir uma rotina de controle efetiva com revistas frequentes e tiveram registro de zero celulares no interior das unidades prisionais.
A Operação Mute corta a comunicação com uso de tecnologia que embaralha o sinal e, em seguida, busca os aparelhos com ações de revistas em pavilhões e celas. Nesta Segunda Fase a operação contou com 4.894 policiais penais estaduais e federais que movimentaram 75.672 presos e revistaram 5.885 celas. Duas armas de fogo também foram apreendidas.
Os aparelhos celulares são as principais ferramentas utilizadas pelo crime organizado para a perpetuação de delitos e o consequente avanço da violência nas ruas. A Operação Mute é inédita e a maior em abrangência já realizada pela Senappen, pelo número de estados participantes, quantidade de policiais penais envolvidos e número de unidades prisionais.
Primeira Fase
A primeira fase da Operação Mute ocorreu de 16 a 27 de outubro, resultando na apreensão de 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Dez estados demostraram possuir rotina de controle efetiva com revistas frequentes e tiveram registro de zero celulares no interior das unidades prisionais.
Números da Fase 1
Presos movimentados: 55.919
Policiais Penais envolvidos: 3305
Celas revistadas: 2.684
Divisão de Comunicação da SENAPPEN – DCOM
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 13° andar