Notícias
Depen moderniza seu parque computacional
Brasília 28/3/17 - No Departamento Penitenciário Nacional (Depen) praticamente todos os processos de trabalho já são realizados por meio de sistemas informatizados. Além disso, os microcomputadores são amplamente utilizados nas atividades administrativas das unidades. Nesse sentido, visando modernizar o parque tecnológico das unidades penitenciárias do Sistema Penitenciário Federal (SPF) e da sede do Depen, cujos computadores sofreram um processo de depreciação natural, se tornaram obsoletos e com baixo desempenho perante as demandas, além de aparelhar a penitenciária federal de Brasília/DF, a ser inaugurada, foram adquiridos 752 computadores desktops com dois monitores de vídeo e 200 notebooks. Os equipamentos possuem tecnologia de ponta e garantia de 48 meses on-site.
O Depen está experimentando um novo cenário institucional, o que implica na necessidade de modernização do seu parque tecnológico, contribuindo para autonomia e independência na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Nesse contexto, segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Diretoria Executiva (NTIC/DIREX), Rodrigo Matias Ribeiro, “o ambiente institucional vem elevando o grau de automação de seus processos operacionais e administrativos, fator que eleva a capacidade técnica do órgão, uma vez sua infraestrutura tecnológica viabiliza novas soluções que aumentam a produtividade, agilidade, capacidade de adaptação, otimização de custos e a melhoria dos serviços prestados”.
Segundo o diretor executivo, Luizevane Soares, “o departamento vem apresentando um crescimento das demandas por soluções de tecnologia da informação, tornando-se necessária a busca por soluções que proporcionem uma estrutura tecnológica robusta, corporativa e atualizada”.