Notícias
Agente Federal de Execução Penal faz curso da Escola Superior de Guerra
Brasília, 16/03/17 – No dia 06 de março, iniciou-se o Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) 2017 com a participação do Agente Federal de Execução Penal, Diego, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O contato para que o servidor fizesse o curso foi feito por intermédio da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen). Segundo o coordenador da inteligência do Depen, Sandro Abel Souza, “a Espen forma o gestor público do futuro, com visão para daqui 50 anos”.
O CSIE é um curso regular de pós-graduação da Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, e o objetivo principal é a preparação de servidores civis e militares para o exercício de funções de inteligência estratégica na administração pública e nos órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência.
A seleção dos 25 estagiários é feita pela própria ESG após a análise curricular dos indicados pelos órgãos de todo o Brasil. De acordo com a ESG, atualmente, o curso apresenta as seguintes características:
- as turmas, em sua maioria, são compostas por integrantes dos órgãos que compõem o SISBIN;
- as suas atividades transcorrem em todos os dias da semana em horário integral – a duração do curso é de vinte semanas;
- a avaliação de desempenho do estagiário é feita pelo exame de diversos trabalhos individuais, em dupla e em grupo;
- a formação proporcionada aos estagiários permite capacitá-los a assessorar decisões do mais alto nível da implementação de políticas públicas, com o propósito de minimizar as vulnerabilidades estratégicas.
Esta é a terceira participação do Depen no curso.