Mapa das ORCRIMs
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) divulga, nesse espaço, o Mapa das Organizações Criminosas 2024, relatório desenvolvido pela Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) que revela a extensão do crime organizado no Brasil, usando como base o sistema prisional e a presença de detentos faccionados em cumprimento de pena nas unidades prisionais do país.
A ferramenta de acompanhamento das Organizações Criminosas auxilia no estudo do impacto da atuação das fações sob o Sistema Prisional Brasileiro.
O mapa oferece uma análise detalhada do crime organizado no Brasil, identificando nos últimos três anos pelo menos 88 grupos criminosos que afetam o sistema prisional. Utilizando dados de agências estaduais e distrital e ciência de dados, o Mapa classifica esses grupos por área de atuação e impacto, proporcionando uma visão clara de sua influência territorial. Importância e Impactos: Apoio à Formulação de Políticas: O Mapa fornece uma base sólida para a criação de estratégias e políticas públicas direcionadas; Eficiência de Recursos: Permite a alocação mais eficiente de recursos e a implementação de ações específicas contra grupos criminosos; Integração e Coordenação: Promove a integração entre diferentes esferas governamentais e forças de segurança, melhorando a coordenação das operações; Compreensão das Dinâmicas Criminosas: Facilita a compreensão das dinâmicas do crime organizado, auxiliando na prevenção e repressão das atividades criminosas.
Mapa ORCRIM 2024
Download file
—
PDF document,
5 MB (5540006 bytes)