Perguntas Frequentes - SIC
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O que é o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (Fala.BR/Acesso à Informação)?
É um sistema que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal.
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Quem pode ter acesso à informação?
Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso à informações aos órgãos e entidades, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
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Quais os objetivos da Rede SIC?
I - atender e orientar o cidadão quanto o acesso à informação;
II - informar sobre a tramitação de documentos nos órgãos e nas entidades integrantes da estrutura organizacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública;
III - receber e registrar pedidos de acesso à informação; e
IV - aperfeiçoar a transparência das informações no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
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Como fazer o pedido de informação?
- Pedidos via internet devem ser realizados através do Serviço de Informação ao Cidadão: Fala.BR.
- É possível enviar o pedido via correios: basta preencher o Formulário de Acesso à Informação e remeter ao endereço da Ouvidoria da SENAPPEN.
- Para atendimento presencial, basta realizar o agendamento prévio junto à Ouvidoria da SENAPPEN e apresentar o Formulário de Acesso à Informação devidamente preenchido na data e horário agendados.
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O pedido de acesso à informação deverá conter:
- Nome do requerente;
- Número de documento de identificação válido;
- Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e
- Endereço fixo ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.
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O que acontece com minha manifestação após o registro no Fala.BR/Acesso à Informação?
Quando você registra a manifestação, é feita uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-la.A ouvidoria poderá responder sua manifestação; solicitar que você a complemente; prestar orientações; encaminhar para a unidade interna responsável por resolver a questão ou poderá também encaminhar para outro órgão/entidade, dependendo do caso. Você sempre será comunicado sobre o andamento adotado.
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Quem é o responsável pela gestão e manutenção da plataforma Fala.BR?
A Controladoria-Geral da União (CGU) é responsável pela gestão e manutenção do sistema, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU/CGU).
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O que é o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (Fala.BR/Acesso à Informação)?