Notícias
Qualificação profissional para presos e egressos
Escola do Trabalhador 4.0
O Depen fomenta a utilização da plataforma Escola do Trabalhador 4.0 , que visa oferecer cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade , com certificação pela Microsoft, com o objetivo de ajudar as pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema penitenciário a se prepararem para o mercado de trabalho atual .
Segundo estudos e notícias recentes, o déficit de profissionais de TI deve chegar a quase 800 mil em 2025, apenas no Brasil.
Na referida plataforma, há cursos para iniciantes, de letramento digital, assim como de produtividade pessoal, introdução à programação e produtividade colaborativa, incluindo ainda cursos avançados de administrador de TI, desenvolvedor e programador de software, inteligência artificial, cientista de dados, entre outros.
Para que seja possível a avaliação da efetividade do projeto no sistema penitenciário, os profissionais da área de educação nas unidades penitenciárias e os equipamentos de apoio ao egresso, como patronatos e Escritórios Sociais, devem utilizar o botão a seguir para o acesso dos alunos à plataforma:
Depen: O Estado presente.