FAQ
-
-
O Que é a Semana ENEF?
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país. A Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições do país e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, envio de mensagens que devem observar as finalidades da ENEF, expressas no Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020, e os critérios de gratuidade, ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.
Para participar de alguma das iniciativas da Semana ENEF, o cidadão pode consultar as iniciativas que serão realizadas na aba “Agenda” do site. Os critérios para participação variam e são definidos pelas organizações que promovem as iniciativas. -
Como posso criar iniciativas?
Para criar iniciativas no site, primeiro é necessário estar cadastrado.
As instruções de cadastramento de usuários e de iniciativas constam do Manual do Usuário - Agenda da Semana ENEF, páginas 9 e 10.
Por que devo registrar as minhas iniciativas?
- É importante registrar todas as iniciativas (eventos e ações de divulgação) para que possamos avaliar os resultados e o alcance das iniciativas realizadas durante a Semana ENEF. Os resultados farão parte do relatório final da Semana ENEF que será divulgado ao público oportunamente.
- É importante ressaltar ainda que você pode participar com ações e iniciativas que sejam aderentes aos princípios da Semana ENEF: ações de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal que observem as finalidades da ENEF, expressas no Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020, e os critérios de gratuidade, ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.
-
Como posso participar de iniciativas?
Para participar de alguma das iniciativas da Semana ENEF, você pode consultar as iniciativas que serão realizadas na aba “Agenda” do site. Os critérios para participação variam e são definidos diretamente pelas organizações que promovem as iniciativas.
-
Qualquer instituição que queira participar da Semana ENEF pode cadastrar sua iniciativa no site?
Sim, qualquer instituição, ou mesmo pessoa física, pode participar com ações e iniciativas que sejam aderentes aos princípios da Semana ENEF: ações de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal que observem as finalidades e princípios da ENEF, expressos no Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020 e no Comunicado FBEF Nº 1, de 20 de maio de 2021, além dos critérios de gratuidade, ausência de qualquer viés comercial e a proibição de oferta de produtos ou serviços.
-
O simples cadastro da iniciativa já garante a sua aceitação no site, ou existe uma avaliação prévia?
Todas as iniciativas cadastradas ficam visíveis na agenda do site. Não há avaliação prévia; trata-se de autodeclaração de responsabilidade de quem a registrou no site.
-
Não estou conseguindo inserir iniciativas. Como faço?
- Favor acessar a plataforma com o seu nome de usuário e senha:(Login | Semana Nacional de Educação Financeira (agendasemanaenef.com.br))
- Consulte o Manual do Usuário e siga as instruções de cadastro de iniciativas localizadas na página 10.
- Caso ainda não consiga realizar a inserção ou não consiga acessar a plataforma com seus dados de login (nome de usuário e senha), favor entrar em contato através do e-mail contato@agendasemanaenef.com.br ou através do Fale Conosco do site https://agendasemanaenef.com.br/fale-conosco .
-
Há algum prazo para a inserção de iniciativas?
Não há uma data limite. As iniciativas podem ser inseridas em qualquer momento antes de sua realização, inclusive ao longo da Semana ENEF.
-
Fui cadastrado na Plataforma, mas não recebi o e-mail de autorização. O que faço?
O e-mail de cadastramento é enviado automaticamente através do sistema da Plataforma.
Se não tiver recebido, primeiramente, confira o Lixo Eletrônico (SPAM) do seu e-mail.
Caso não esteja no Lixo Eletrônico e não haja irregularidades no seu e-mail, pedimos que entre em contato conosco através do e-mail contato@agendasemanaenef.com.br.
-
Uma iniciativa pode ser vinculada a mais de um usuário/CPF?
Uma mesma iniciativa estará vinculada a apenas um usuário.
-
Quais formatos de iniciativas podem ser apresentados na Semana ENEF?
É de total interesse do FBEF que muitos se juntem a esse esforço de promoção da educação financeira.
Podem ser apresentadas ações de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal (como palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, envio de mensagens etc) que observem as finalidades e princípios da ENEF, expressos no Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020 e no Comunicado FBEF Nº 1, de 20 de maio de 2021, além dos critérios de gratuidade, ausência de qualquer viés comercial e a proibição de oferta de produtos ou serviços.
É possível participar da Semana ENEF por meio de dois tipos de iniciativas:
- Eventos (ações específicas); ou
- ações de divulgação (ações de massa).
Eventos são iniciativas presenciais ou online realizadas, principalmente, nos seguintes formatos:
- Contação de histórias;
- Cursos;
- Debates;
- Feiras;
- Lives;
- Mesa-redonda;
- Oficinas;
- Orientações financeiras;
- Palestras;
- Peças de teatro;
- Webinar;
-
Workshops.
Ações de divulgação são iniciativas presenciais ou online realizadas, principalmente, nos seguintes formatos:
- Execução do Planejamento de Comunicação;
- Divulgação e distribuição de livros, banners, folders, cards etc.;
- Divulgação em mídias ou redes sociais;
- Divulgação e Entrevistas/Participações em programas de rádio e/ou TV;
- Envio de e-mail marketing;
- Envio de SMS;
- Participação em podcast;
- Pílula de conhecimento;
- Publicação de artigo;
- Vídeos.
-
Como eu cadastro as ações de divulgação?
Já vimos na pergunta nº 2 da FAQ como cadastrar eventos na plataforma do site.
Em relação às ações de divulgação, elas devem ser cadastradas através do seguinte formulário:
https://pt.surveymonkey.com/r/3GT55Q9
Este formulário também pode ser encontrado na página “Faça Parte”, item Ação de Divulgação.
-
Existe um kit de divulgação e marketing?
Sim, através do kit de divulgação e marketing, você terá acesso aos logos da Semana ENEF, banners e templates de apresentação e de redes sociais. Para acessar o material, clique na página “Faça Parte”, item Kit de Divulgação.
-
Existe algum tutorial de navegação no site?
Sim, existe o material de uso do site ou Manual do Usuário. Este material contém as principais instruções sobre as funcionalidades do site da SENEF24; cadastro de usuário; cadastro de iniciativas; kit de divulgação e fale conosco.
-
Qual o tipo de iniciativa recomendada?
Não há uma formatação especifica, podem ser inseridas ações de quaisquer tipos de formato, desde que atendam às finalidades da ENEF.
-
Posso cadastrar iniciativas que ocorrerão fora do período da Semana ENEF?
Não. O site da Semana ENEF somente aceita iniciativas que estão no período entre 13 a 19 de maio de 2024.
-
O Que é a Semana ENEF?