A Semana
Sobre
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.
A Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições do país e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.
Para participar de alguma das iniciativas da Semana ENEF, o cidadão pode consultar as iniciativas que serão realizadas na aba “Agenda” deste site. Os critérios para participação variam e são definidos pelas organizações que promovem as iniciativas.
Para saber sobre as edições anteriores, acesse aqui.
Sobre Educação Financeira
A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo que promovam o seu bem-estar.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira. Assim todos saem ganhando, já que um cidadão financeiramente educado também contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
Organizadores
A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do País. A ENEF é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas:
Banco Central do Brasil (BCB)
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Superintendência de Seguros Privados (Susep)
Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN)
Ministério da Previdência Social (MPS)
Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc)
Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon)
Ministério da Educação (MEC)