Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
CATADORES
- Foto: Graccho | ASCOM/SGPR
O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, realizou, nesta quinta-feira, 13, a entrega de mais uma unidade móvel de prestação de serviços para catadores e catadoras, dentro do programa Conexão Cidadã. A iniciativa visa a busca ativa destes trabalhadores que atuam na informalidade ou de forma individual, que estejam em situação de rua, para que possam ter acesso a políticas públicas e programas do governo federal. A Fundação Banco do Brasil é parceira no projeto, que chegou hoje à capital do país, Brasília. A cerimônia de entrega ocorreu na Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno.
“Este é um programa que enche o meu coração de alegria e emoção, pois nosso propósito é que catadores e catadoras estejam organizados em cooperativas para terem acesso a mais direitos. Com a sensibilidade do presidente Lula, estamos levando este projeto para o Brasil, para tratar com dignidade estes trabalhadores que são extremamente importantes para o país. O Conexão Cidadã já está dando muito certo e queremos ampliá-lo”, destacou o ministro Márcio Macêdo.
Cada trailer do programa Conexão Cidadã está preparado para que, neles, as catadoras e catadores de materiais recicláveis tenham acesso a programas sociais, como o CadÚnico e o Bolsa Família, orientações sobre direitos trabalhistas, apoio jurídico, assistência para retirada de documentos, orientações sobre saúde e apoio psicológico. Estes serviços são disponibilizados em parceria com estados, municípios e instituições como o Sebrae.
“É motivo de grande satisfação e é sempre inspirador voltar aqui, porque temos muito a celebrar, dada a importância destes projetos. O Conexão Cidadã está dentro de um processo de dar visibilidade a catadores e catadoras que estão em situação de rua, levando dignidade, a partir de um espaço de acolhimento e escuta, entrega de equipamentos de proteção individual e ecobags, entre outros serviços”, destacou Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil, que destinou R$ 6,2 milhões para esta primeira etapa do programa.
Para a dirigente da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Aline Souza, a chegada do programa Conexão Cidadã ao Distrito Federal, é motivo de grande alegria. “Este é um grande dia, ao lado de parceiros como o governo federal, através do ministro Márcio Macêdo, e da Fundação Banco do Brasil, para trazer valorização e mais dignidade para a nossa categoria, para que os catadores em situação de rua possam ter acesso a benefícios. Queremos cumprir nosso papel na política nacional de resíduos sólidos”, disse.
Os trailers do Conexão Cidadã já foram entregues em Aracaju, Recife, Belo Horizonte e, agora, Brasília. Para finalizar essa etapa inicial, Curitiba e Belém também receberão unidades do programa. Com o Conexão Cidadã, o governo federal, as entidades parceiras e as administrações estaduais e federais envolvidas reforçam o compromisso com a inclusão social e o fortalecimento das cooperativas e associações de catadores, garantindo mais dignidade e oportunidades para a categoria.
Presente na solenidade, a deputada federal Érika Kokay cumprimentou a Secretaria-Geral pelo trabalho e disse que o Conexão Cidadã é um importante instrumento de transformação da realidade. “Fico feliz, ministro Márcio por sua disposição e pelo trabalho do ministério, cuja função é fortalecer o diálogo com os movimentos sociais. Assim, a gente vai transformando a realidade”, declarou.