Notícias
DIÁLOGOSO SOCIAIS
Secretaria-Geral da Presidência da República lidera mesa de diálogo temática sobre desafios hídricos no perímetro irrigado de Itaparica
A Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República iniciou, no dia 16 de setembro, as atividades de campo da Mesa de Diálogo Temática "Água: desafios e perspectivas do perímetro irrigado de Itaparica". Esta iniciativa, que visa abordar os desafios hídricos enfrentados no perímetro irrigado, conta com uma equipe interministerial composta por representantes dos Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Planejamento e Orçamento, dos Povos Indígenas, além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Fundação Cultural Palmares e CODEVASF.
No primeiro dia de atividades, a comitiva se reuniu com representantes do governo do estado de Pernambuco, em Petrolina , com a presença de representantes das cimunidades e movimentos sociais que atuam no território.
Após a reunião, a comitiva se deslocou para Orocó, onde visitou o Centro Administrativo do Perímetro Irrigado Brígida. A recepção contou com cantos tradicionais ao som de maracá, realizados pelos indígenas do perímetro, marcando o início da rodada de escuta das representações da comunidade.
As atividades da Mesa de Diálogo seguirão ao longo da semana no estado de Pernambuco, com visitas aos demais perímetros irrigados e diálogos com as comunidades locais. A reunião em Petrolina marcou o início das discussões temáticas sobre a crise hídrica no Sistema Itaparica, mediada pela Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kenarik Boujikian.
Recentemente, a falta de abastecimento de água motivou diversos protestos na região. No mês passado, produtores rurais e pequenos agricultores realizaram manifestações no trecho do Ibó, buscando chamar a atenção das autoridades para os problemas enfrentados. A Mesa de Diálogo Temática surge como um esforço coordenado para encontrar soluções sustentáveis para esses desafios hídricos e promover o desenvolvimento das comunidades afetadas.