Notícias
G20 SOCIAL
Saiu o resultado da seleção das feiras da Cúpula do G20 Social
- Foto: Divulgação G20 Social
O G20 Social acaba de divulgar o resultado do processo de seleção de expositores para as feiras temáticas que farão parte da programação da Cúpula Social. Foram selecionados 146 expositores, como cooperativas, associações e editoras, de um total de 264 propostas inscritas.
Os selecionados vão ocupar o Boulevard Olímpico no centro do Rio com produtos e serviços nas categorias artesanato, produtos alimentícios e agroecológicos, literatura e divulgações sociais.
As barracas estarão organizadas nos caminhos temáticos da Sustentabilidade, do Combate à fome e da Cultura dos povos e funcionarão durante os três dias da Cúpula Social, das 9h às 19h.
Para conferir a relação de entidades e produtores selecionados por categoria, clique aqui.
CÚPULA - A Cúpula do G20 Social será realizada no Rio de Janeiro, de 14 a 16 de novembro, numa celebração da sociedade civil em seu caminho para ser ouvida pelos líderes das maiores economias do mundo que se reunirão na capital carioca nos dias 18 e 19.
Os três dias do encontro serão marcados por atividades propostas pela sociedade civil em suas mais diversas vozes. São debates, conversas e mesas temáticas organizadas por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, conselhos, universidades, governos, setor privado, dentre outros, do Brasil e do exterior.
O debate estará organizado também em torno dos três eixos temáticos definidos como prioridade pela presidência brasileira do G20 - combate à fome e à pobreza, sustentabilidade e governança global. Será aprovado um documento por eixo a ser submetido à plenária final no último dia da Cúpula Social.
FESTIVAL - Além das feiras temáticas, a programação da Cúpula Social contará com o Festival de Cultura “Aliança Global Contra a Fome”, no Palco Central, na Praça Mauá, todos os dias a partir das 18h. Terá ainda o espaço CRIA, um ponto central de conexões entre criadores de conteúdo, comunicadores e ativistas.
CONSULTA PÚBLICA - Até o dia 31 de outubro está aberta a Consulta Pública do G20 Social Participativo, em que pessoas do mundo todo podem enviar suas recomendações nos três temas prioritários do G20. É possível deixar as contribuições em português, inglês e espanhol. Para participar do processo, basta acessar os textos na aba consulta pública, na página do G20 Social Participativo – ferramenta digital trilíngue criada exclusivamente para o G20 Social na plataforma do Brasil Participativo. Os documentos estarão disponíveis até o dia 31 de outubro, em gov.br/g20socialparticipativo. Podem ser postados comentários por parágrafo, sendo, ao todo, 15 campos de contribuição para cada documento, por pessoa. Cada documento temático apresenta três ideias como sub-temas. Ao fim do processo será feita nova sistematização que servirá de base para as plenárias na Cúpula do G20 Social, que ocorre entre 14 e 16 de novembro, nos dias que antecedem à reunião de Líderes da Cúpula do G20, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro.