Participação Social
G20 SOCIAL
Ministro Márcio Macêdo recepciona participantes do G20 Social
Ministro Márcio Macêdo, Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, participa do programa Giro Social. G20. - Foto: Graccho/SGPR
Em entrevista ao canal GOV, transmitida ao vivo pela Empresa Brasileira de Comunicação – EBC, o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da Cúpula, que, segundo ele, representa uma oportunidade única para promover debates sobre questões sociais e econômicas. Macêdo explicou a dinâmica do dia, que inclui debates e uma feira. Ele também falou sobre o Fórum Interconselhos e como é a sua composição.
O ministro classificou a participação das delegações de estados como espetacular e enfatizou que o G20 Social proporciona um espaço valioso para a troca de ideias. “Os debates possibilitam uma interação rica, permitindo que temas discutidos nas mesas de trabalho se intercalem e se complementem com as discussões feitas pelos chefes de Estado", afirmou.
Macêdo expressou, ainda, sua confiança no impacto da Cúpula nas políticas sociais globais: “Tenho absoluta convicção de que o G20 fará com que as vozes do povo sejam ouvidas para a implementação das políticas sociais”, disse.
O ministro lembrou que a criação do G20 Social foi, não apenas necessária, mas urgente. “Este evento foi uma decisão corajosa do presidente Lula, que compreendeu a importância de fortalecer a agenda social no cenário internacional. O G20 Social surge como uma resposta a desafios urgentes e exige a colaboração de todos para a construção de soluções eficazes”, afirmou.
Márcio Macêdo também mencionou a relevância do envolvimento do mundo digital no evento, especialmente com a criação do CRIA G20, plataforma que promove a participação ativa de jovens e novas tecnologias no debate global. “A participação do mundo digital é fundamental. O CRIA G20 abre um canal importante para a juventude global, permitindo que as novas gerações tenham voz nas discussões sobre o futuro do planeta”, disse.
Além disso, o ministro ressaltou a relevância das favelas no contexto da Cúpula. Segundo ele, o G20 Social proporciona um “momento favela”, um espaço dedicado ao debate aprofundado sobre a realidade e o potencial das favelas. “A favela é potência”, afirmou Macêdo, sublinhando a importância de reconhecer as favelas não apenas como espaços de vulnerabilidade, mas também como áreas de grande potencial de desenvolvimento. Ele enfatizou a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para as favelas, ao mesmo tempo, em que ressaltou o potencial dessas comunidades para impulsionar a mudança social. “É fundamental mostrar a necessidade de políticas públicas específicas para as favelas e, ao mesmo tempo, evidenciar seu potencial transformador", declarou o ministro.
Durante a entrevista, também destacou a retomada da participação social no Brasil, ressaltando que o governo federal “desentupiu canais de participação social”, permitindo um novo fluxo de diálogo entre a população e o governo. “O governo brasileiro retomou a participação social, e isso é fundamental para fortalecer a democracia e garantir que as políticas públicas atendam às necessidades da população”, afirmou. Ele acrescentou ainda que o G20 Social representa a “coroação desses dois anos de participação social retomada” sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por fim, o ministro reforçou o compromisso do Brasil com a construção de alianças globais para enfrentar um dos maiores desafios sociais: a fome. “O Brasil está iniciando o G20 Social com um apelo claro ao mundo: a construção de uma aliança global no combate à fome. A erradicação da fome é uma prioridade urgente e devemos trabalhar juntos para garantir que ninguém fique para trás”, finalizou Macêdo.
Confira AQUI a programação e participe, ainda dá tempo!