Notícias
AGROECOLOGIA
Jornada da Natureza lança toneladas de sementes para recompor mata atlântica no Paraná
- Foto: Graccho/ASCOM/SGPR
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo e a secretária-executiva da SG, Kelli Mafort participaram, hoje, 04, da Jornada da Natureza, evento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST na Terra Indígena Rio das Cobras, no município paranaense de Novas Laranjeiras. Na Terra Indígena serão lançadas duas toneladas de sementes de espécies nativas da região como a palmeira Juçara e o pinheiro Araucária. A região tem 13 aldeias, pacificadas e com reconhecimento sobre a posse do território, que ocupam um total de 19 mil hectares e 25 caciques de povos indígenas do estado do Paraná participam da Jornada da Natureza.
Com o tema “Semeando vida para enfrentar a crise ambiental”, a Jornada da Natureza é resultado de ampla articulação, de parcerias e de ações entre populações tradicionais e movimentos sociais do campo com universidades e instituições governamentais em defesa do movimento agroecológico. A Jornada pretende fortalecer a restauração da Mata Atlântica, a produção de alimentos saudáveis e cuidado dos bens comuns – como as águas, os minérios, as terras, as sementes e a biodiversidade – por meio da inclusão social e produtiva em terras indígenas, comunidades tradicionais e de assentamentos da reforma agrária no Paraná.
O ministro Márcio Macêdo afirmou que a Jornada pela Natureza é uma experiência extraordinária e destacou a recomposição da mata atlântica como responsável pela recuperação de todo o ecossistema da floresta e pela geração de renda para as comunidades indígenas da região. “Essa é uma ação que merece os parabéns, pois a juçara, que é o açaí da mata atlântica e o pinheiro Araucária podem gerar ocupação e renda para os povos indígenas. Por isso fiz questão de vir aqui com a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, com a ministra em exercício do desenvolvimento agrário, Fernanda Machiaveli para poder testemunhar e tentar ajudar a melhorar, no que for possível, essa experiência magnífica de vocês”
Em todo o período da semana do meio ambiente desse ano – entre os dias 27 de maio a 7 de junho, quatro sobrevoos de helicóptero lançarão, ao total, 12,5 toneladas de sementes de espécies ameaçadas de extinção como palmeira juçara e pinheiro araucária em quatro áreas de comunidades da reforma agrária, terras indígenas e também algumas áreas de implantação de sistemas agroflorestais em unidades produtivas coletivas. Em junho de 2023, foram semeadas 4 toneladas em 67 hectares em área de reserva legal da comunidade da reforma agrária, Dom Tomás Balduíno, no município de Quedas do Iguaçu - PR.
CNAPO – A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) integra a Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da SGPR e promove a participação e colaboração da sociedade civil no desenvolvimento de políticas relacionadas à agroecologia e produção orgânica mais sustentáveis.