Notícias
Juventude
Secretaria-Geral e Sebrae firmam parceria para promover empreendedorismo entre jovens
A Secretaria-Geral da Presidência e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de uma estratégia de inovação das políticas públicas nacionais de promoção de empreendedorismo entre jovens.
O Acordo de Cooperação Técnica, publicado nesta terça-feira (30), pretende impactar o ambiente de negócios, a gestão pública e a economia dos pequenos negócios, aproximando o setor público dos empreendedores.
“O Sebrae é referência na formação de micro e pequenos empresários e nós queremos fazer com que a sua orientação possa atingir e ajudar ainda mais jovens em todo o território nacional”, explicou o secretário nacional de Juventude, Ronald Santos.
Perfil da juventude empreendedora
Entre as ações previstas para a parceria estão o desenvolvimento de uma pesquisa sobre o perfil da juventude empreendedora no país, a construção de uma estratégia de relacionamento com o público-alvo, além do mapeamento dos espaços da juventude e de soluções para a oferta de cursos aos jovens.
Dados recentes sobre o perfil do empreendedor brasileiro mostram que uma parcela significativa é composta por jovens. De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios, elaborado pelo Sebrae, em 2022, 14% dos microempreendedores individuais eram jovens de até 29 anos, que buscam por independência financeira. O estudo também mostrou que 38% dos negócios eram desenvolvidos em casa, e que a motivação para formalizarem os negócios visa o acesso a benefícios como INSS (30%), ter uma empresa (23%), a possibilidade de emitir nota fiscal (12%) e a facilidade de abrir a empresa (4%).
“Este Acordo de Cooperação Técnica é muito importante pelo fato de o empreendedorismo ser um caminho que muitos jovens adotam para construir seus sonhos ou atender suas necessidades, e que, quando não acompanhado de uma orientação adequada, acaba gerando frustrações e aprofundando problemas como o do endividamento”, destacou Ronald Santos.