Notícias
Participação Social
Ministro Márcio Macêdo participa de encerramento da Conferência Nacional de Educação
- Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nesta terça-feira (30), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, compareceu ao encerramento da Conferência Nacional da Educação (Conae), que aconteceu na Universidade de Brasília (UNB). A Conferência Nacional de Educação (Conae), edição 2024, foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto nº 11.697/2023.
Com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, o evento foi responsável por produzir diretrizes, metas e estratégias para os próximos 10 anos da educação no país.
No encerramento, o presidente Lula afirmou que investir na educação é prioridade do governo: “Tudo isso que fizemos é um investimento, não gasto. Vamos lutar para que sejamos uma sociedade mais justa, onde todos tenhamos acesso a uma educação inclusiva para todos.”
As conferências nacionais e os colegiados fazem parte da política de participação social do governo federal e mobilizam a sociedade civil para discutir os mais importantes temas da administração federal, influenciando a adoção ou aprimoramento de políticas públicas nas mais diversas áreas com alcance em todo o território nacional.
Cabe à Secretaria-Geral da Presidência da República a coordenação da política de participação social do governo federal para que haja participação social em toda a administração da União. Por meio da Secretaria Nacional de Participação Social foi criado o Fórum Permanente das Comissões Organizadoras de Conferências Nacionais para articular várias formas de apoio às conferências nacionais.