Notícias
Segurança Alimentar e Nutricional
Consea realiza primeira reunião da Mesa Diretora com foco nas políticas de segurança alimentar
Primeira reunião da Mesa Diretora do Consea - Foto: Adriano Henrique
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) reuniu, nesta terça (6) e quarta-feira (7), a Mesa Diretora do colegiado para a primeira reunião do diretório em 2024. O objetivo do encontro foi avaliar os resultados da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorreu em dezembro.
A Mesa Diretora é formada pelas coordenações das comissões temáticas permanentes e as comissões de presidentes estaduais e pelo governo federal, com representantes do ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria-Geral, além da secretaria-executiva do conselho.
Na terça-feira, a presidente do Consea, Elisabetta Recine, abriu o encontro avaliando que a reunião servirá como marco inicial dos trabalhos ao longo do ano. “O objetivo dessa reunião não poderia ser outro, senão avaliar a Conferência Nacional (6ª CNSAN), e, a partir disso, também fazer uma análise de conjuntura mais ampla, pensando em como o Consea se encaixa em tudo que está previsto para 2024, tanto em termos de agenda específica, como o G20, a Celac, mas também, no cenário político, o que a gente tem como prioridade”, explicou Recine.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participou da abertura do encontro junto com a secretária-executiva da SGPR, Kelli Mafort. Márcio cumprimentou a mesa, reconhecendo a união de esforços que resultou na realização da 6ª CNSAN, uma das instâncias de participação social restabelecidas no primeiro ano de governo.
“Quero parabenizar vocês pela conferência, foi realmente muito importante. Politicamente falando, não sei se vocês têm ideia do que representou aquela conferência para virar a página dos últimos 6 anos. Acho que a conferência, do ponto de vista da participação popular, talvez tenha sido o maior símbolo dessa reconstrução, da retomada da participação social no Brasil, que foi destruída e ali estava voltando soberana. Então foi um momento muito significativo e um dos elementos de reafirmação da democracia brasileira”, afirmou.
Segurança alimentar no G20 Social
Em sua fala, o ministro Márcio Macêdo lembrou ainda a prioridade dada pelo governo federal ao combate à fome, e o interesse em dar mais espaço para esse tema nas discussões do G20. Ele aproveitou também o momento para convidar o Consea para compor a coordenação do G20 Social.
“O G20 Social é um trabalho gigantesco e inédito, que vamos ter que fazer, e quero convidar vocês para nos ajudar nisso e poder dirigir, na nossa coordenação, esse tema que é fundamental para o governo, declarou Macêdo.
Para o ministro, o Consea poderá ajudar o governo a trabalhar no G20 social o tema de combate à fome, junto aos 13 Grupos de Engajamento, e a impulsionar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que é uma das prioridades da presidência brasileira no G20.
Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Com a primeira plenária prevista para acontecer entre os dias 5 e 6 de março, o Consea já começa a delinear a organização da agenda, que, entre outros objetivos, visa a entrega oficial dos resultados da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Esses resultados servirão de subsídio para que o governo federal, possa, através da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), construir o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Para essa plenária, logicamente, a Secretaria-Geral tem um convite especial, e também fizemos o convite ao presidente da República, para receber os resultados da nossa conferência", declarou a presidente do Consea, Elisabetta Recine.
Conteúdo Relacionado
Secretaria-Geral e Consea participam de reunião da Caisan — Secretaria-Geral (www.gov.br)