Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Alunos da ENAP visitam Palácio do Planalto para conhecer a Política Nacional de Participação Social
- Foto: ASCOM/SGPR
Discentes da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) participaram de uma visita técnica no Palácio do Planalto onde foram recebidos pela Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS) da Secretaria-Geral da Presidência da República, nesta quarta-feira (28), para uma exposição sobre as atribuições e atividades realizadas pelo órgão no governo federal. Integrantes do curso de MBA Governança e Controle da Regulação mostraram interesse pelas iniciativas de controle e transparência com participação social.
Na apresentação, foi detalhado o processo de reconstrução da participação social, a nova base institucional dessa política, incluindo a criação do Conselho de Participação Social e as Assessorias de Participação Social e Diversidade em todos os ministérios, no esforço para aumentar a participação social nas políticas públicas de todo o governo federal.
Também foi feita a exposição da estrutura e organização da SNPS, com informações sobre as quatro diretorias: Planejamento e Orçamento Participativo, Participação Social, Participação Digital e Comunicação em Rede, e Educação Popular, sob a liderança do Secretário Nacional de Participação Social, Renato Simões, e do Secretário-Adjunto Valmor Schiochet.
Os estudantes receberam informações sobre a plataforma Brasil Participativo que, desde o ano passado, está efetivando a participação digital do governo federal, conectada com a participação social presencial; a realização e o legado do PPA Participativo (Plano Plurianual 2024-2027); a reconstrução e reorganização dos colegiados, conselhos e conferências nacionais; além de atividades e propostas de educação popular nos territórios.
O gerente de cosméticos e saneantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Rodrigo José Viana Ottoni, considera o tema da participação social estruturante para um governo democrático. “Fiquei muito feliz de encontrar aqui uma equipe preparada e que, de fato, coloca esse tema na pauta.” Ele elogiou o desenvolvimento de metodologias pela SNPS para alcançar o maior número de pessoas para participar das políticas públicas. “Como servidor, é levar esse conhecimento para dentro da agência e discutir com as nossas áreas que tratam da participação social. E como cidadão, conhecer as plataformas para contribuir dando opinião nos diversos temas que estão na pauta”, concluiu.