Notícias
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Secretaria-Geral da Presidência marca presença na 86ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas
- Foto: FNP
A 86ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) reuniu prefeitos e outras autoridades em debate sobre a relevância da Agenda 2030 e dos ODS para o planejamento de políticas de combate às desigualdades, nesta sexta (19).
Representando o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a secretária-executiva Kelli Mafort participou da abertura oficial da reunião, em Ribeirão Preto (SP). Durante a mesa “Agenda 2030 e o combate às desigualdades nos municípios” a secretária fez uma apresentação sobre a Comissão Nacional para os ODS (CNODS), na qual a FNP atua como membro efetivo.
“A Agenda 2030 é um excelente instrumento de orientação para elaboração do planejamento público, que reforça a capacidade do governo municipal de promover o desenvolvimento local sustentável”, destacou Mafort.
“O presidente Lula e o ministro Márcio Macêdo compartilham que a paz no mundo somente virá quando não houver mais pobreza e fome. Quando as desigualdades de gênero, raça e classe forem substituídas por justiça social, quando a diversidade for a base para o diálogo e a construção de respostas coletivas. Só aí, então, estaremos prontos para uma nova relação entre ser humano e natureza, quando estivermos prontos para uma nova relação entre nós”
Secretária-Executiva da SGPR, Kelli Mafort
AGENDA 2030 NA REALIDADE GLOBAL E LOCAL
Na última sexta-feira (12), a CNODS divulgou uma carta dirigida à sociedade brasileira, propondo um pacto nacional por um modelo “de desenvolvimento sustentável, economicamente viável, socialmente justo e inclusivo e ambientalmente responsável".
Segundo a carta, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são, agora, uma agenda universal e orientadora das políticas públicas sociais. O Brasil já tem sido exemplo para o mundo, com a Rio 92 e a Rio+20, marcando o debate internacional sobre desenvolvimento sustentável, além de nossas políticas públicas de combate à fome e de erradicação da pobreza, inspiradoras da Agenda 2030.
Hoje, com a recriação da CNODS, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o objetivo é de retomar e alavancar esta Agenda. O governo federal defende ainda um pacto federativo e o diálogo com as lideranças estaduais e locais, tendo em vista as eleições municipais, como um momento ideal para pautar a Agenda 2030, sobretudo nas cidades, periferias, comunidades e territórios marginalizados.
Este movimento, acredita-se, mobilizará lideranças políticas e organizações da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável em seus territórios, enquanto alternativa para a humanidade, ajudando a alcançar a meta de “Não Deixar Ninguém para Trás”.