Notícias
Caravana Juventude Negra Viva passa pelo Piauí e estará nos próximos dias em SE, DF e ES
- Foto: Divulgação PI
A Caravana Participativa Juventude Negra Viva esteve ontem (4) no auditório do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A visita na capital piauiense termina nesta terça-feira (5). O objetivo da caravana, que está percorrendo as capitais do país, é reunir movimentos sociais e da juventude para a criação do Plano Juventude Negra Viva, que visa reduzir a letalidade dos jovens negros. O plano será lançado em novembro.
A abertura do evento no primeiro dia contou com a participação de mais de 100 jovens de dezessete municípios do Piauí. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Igualdade Racial, da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude e da Coordenadoria de Juventude do Piauí.
Estiveram presentes pela Secretaria Geral da Presidência da República, o Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude, Guilherme Barbosa, e o Coordenador-Geral de Relações Federativas e Relações Interministeriais das Políticas Públicas de Juventude, Miguel Intra.
REALIDADE LOCAL
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 77,6% das vítimas de homicídio doloso são pessoas negras. Para Everton Calisto, coordenador da Juventude do Piauí, esse dado não pode ser ignorado. “Estamos apoiando a iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude e Ministério da Igualdade Racial porque acreditamos que podemos ouvir, coletivamente, as demandas da população preta e traçar planos para reduzir a taxa de mortalidade dos nossos jovens”, reforçou Calisto.
Para o Secretário Nacional de Juventude, Ronald dos Santos, as visitas aos estados com a caravana mostram de perto as realidades específicas de cada local. “Todas as caravanas têm sido importante, tudo o que vivenciamos nas visitas e que nos é falado tem sido levado em consideração, essa participação social dos jovens negros e seus relatos que serão consolidados no Plano”, afirmou.
De acordo com Ronald, faltam três estados para serem recebidos pela caravana e as visitas ocorrerão ainda este mês.
Confira no calendário abaixo:
08 e 09/09 - Caravana Juventude Negra Viva em Sergipe
12 e 13/09 - Caravana Juventude Negra Viva no Distrito Federal
14 e 15/09 - Encerramento da Caravana Juventude Negra Viva no Espírito Santo