Notícias
PROJETO 50+50
Secretaria-Geral entrega Caderno de Respostas ao Projeto 50+50 no aniversário da Transamazônica e da BR-163
Em um evento em comemoração dos 50 anos das rodovias Transamazônica e BR-163 no Estado do Pará, a Secretaria-Geral da Presidência da República entregou oficialmente o caderno de respostas do governo federal ao "Projeto 50+50 – O futuro se faz agora". A iniciativa envolveu um processo de mobilização social com a participação de lideranças da agricultura familiar, povos indígenas, populações tradicionais, acadêmicos, sindicatos e movimentos sociais urbanos e rurais da Amazônia paraense.
Os "Seminários de Memória e Futuro", realizados nas regiões afetadas, resultaram em formulações que expressam as demandas da população local para os próximos 50 anos da região. A caravana 50+50, que começou ontem (27/11) e continua até quarta-feira (29/11), reúne mais de 500 líderes das cidades e comunidades situadas às margens das bacias do Baixo Amazonas, Xingu, Tapajós e Araguaia em Brasília, como parte da jornada sociocultural do projeto.
Na cerimônia de entrega, a secretária de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kelli Mafort, representando o ministro da SGPR, Márcio Macêdo, entregou pessoalmente o caderno de respostas. A presença dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além da representação de outros ministérios, reforça o compromisso do governo com um diálogo social.
"A pauta de reivindicação deve ser tratada com muita atenção. O presidente Lula determinou que, ao receber a pauta, devemos dar um tratamento adequado, entender ponto por ponto e organizar junto com os movimentos quais são os órgãos e ministérios responsáveis pela resposta", afirmou Kelli Mafort. O caderno entregue ao movimento listou 42 órgãos do governo federal, entre ministérios, autarquias e agências, responsáveis pela pauta do Projeto 50+50.
O evento representa um marco no diálogo entre o governo e as comunidades afetadas pelas rodovias, reforçando o compromisso de encontrar soluções colaborativas para promover o desenvolvimento sustentável nas regiões impactadas.
Clique aqui e faça download do caderno de respostas "Projeto 50+50 – O futuro se faz agora"