Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Brasil Participativo concentra documentos e informações na construção da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
- Foto: Patrick Grosner - SEAUD/PR
A plataforma digital do governo federal Brasil Participativo está centralizando todas as informações sobre a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Brasília de 11 a 14 de dezembro de 2023. O uso da ferramenta digital contribui para a organização do encontro e a mobilização em território nacional.
A Conferência é organizada pelo Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República) e faz parte do resgate e da reconstrução da participação social no Brasil. O debate acontece quando o país enfrenta um cenário de 33 milhões de pessoas em situação de fome.
O tema da conferência, “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, está presente nos documentos disponibilizados no Brasil Participativo. Pela plataforma, os usuários e usuárias podem acompanhar as reflexões que estão sendo feitas durante a construção do encontro em Brasília.
É possível consultar os três eixos temáticos, o calendário, relatórios e notícias das conferências municipais, regionais, territoriais, estaduais e distrital, além dos encontros temáticos nacionais e a conferência nacional. O Caderno de Orientações da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e os formulários para cadastro de delegados e delegadas também foram inseridos na plataforma. A plataforma digital apresenta a comissão organizadora, os objetivos, documentos (desde o documento base), fichas técnicas, formas de mobilização e uma área de perguntas frequentes.
Além das funcionalidades, o Brasil Participativo possibilita a transparência em outras etapas da conferência. A plataforma digital foi desenvolvida pela Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, lançada para elaboração do PPA Participativo que resultou na maior participação social digital da história do governo federal. No momento, também abriga o processo da 4ª Conferência Nacional de Juventude.
O coordenador geral do Consea, Marcos Aurélio Lopes Filho, destacou o caráter democrático que a conferência ganhou com o uso das inovações tecnológicas do Brasil Participativo. “Democratiza o acesso, incluindo mais gente na construção. Um dos principais gargalos é o apagamento de dados e a invisibilidade de pessoas que não estão bem representadas em inquéritos tradicionais, então, a tecnologia dá ao governo federal outras formas de coleta de informação", afirmou.
Ricardo Poppi, pesquisador do Laboratório Lappis da Universidade de Brasília (UnB), ressaltou o legado do PPA Participativo e o ganho de desempenho por estar tudo incorporado no Brasil Participativo. “Agora, temos instrumentos e hospedagem, além da bagagem metodológica, ou seja, tudo isso vem do legado da aplicação do PPA e do laboratório composto por um time experiente. É inovador tanto do ponto de vista dos métodos, quanto dos novos participantes na dinâmica", explicou.
A 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional está sendo organizada pelo Consea Nacional em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e todos os demais componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Ao final da conferência, o Consea vai entregar ao governo federal um conjunto de medidas para elaboração do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.