Notícias
Seminário reúne gestores de todo o País para redesenhar pacto pela juventude
- Foto: ASCOM/SGPR
Mais de uma centena de gestores de políticas públicas para juventude de 20 estados brasileiros se reuniram nos últimos dois dias (30 e 31/3), no Auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto, durante evento promovido pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. O encerramento do Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude contou com a presença do ministro Márcio Macêdo, da SG, que ressaltou a importância dos jovens na reconstrução da participação social e na elaboração de políticas públicas para este grupo.
Márcio Macêdo lembrou a origem de sua militância política no movimento estudantil, na época da redemocratização do País, quando presidiu o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Sergipe e participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE). E chamou a atenção para a importância das políticas de juventude para a formação cidadã e política dos jovens e a construção de uma militância de caráter plural.
“Eu conheço a importância das políticas de juventude para, por um lado, ser um espaço de ascensão verticalizada dos filhos do povo e, por outro, ser um processo de formação de cidadania, de formação política, de construção de uma militância cidadã no País”, comentou. “Este é um novo momento que estamos vivendo, um processo de rearticulação das políticas e juventudes, juventude que tem que ser plural, tem que incluir a todos.”
Na abertura do evento, na quinta-feira, Macêdo foi representado pela secretária-executiva da Secretaria-Geral, Maria Fernanda Coelho, que deu as boas-vindas aos gestores e ressaltou a inovação do Governo Federal em incluir a participação social em todas as instâncias do governo. "Nós estamos com a responsabilidade da participação social aqui na Secretaria-Geral. E a gente sabe que essa mobilização passa fundamentalmente pela mobilização da juventude", afirmou.
Maria Fernanda convidou os gestores presentes a se engajarem no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que será iniciado em abril em âmbito nacional, com vistas à construção do Orçamento Participativo. “Vamos iniciar o processo do PPA Participativo, que é justamente a discussão das grandes diretrizes do orçamento, e teremos uma ampla plataforma digital que ficará disponível em todas as esferas. Quero fazer um convite para que vocês participem do processo e também das plenárias que serão realizadas nos 27 estados da Federação”, disse.
No encerramento do evento, o ministro Márcio Macêdo reforçou o convite: “Contamos com a participação de vocês para que as digitais da juventude estejam impressas no PPA e no Orçamento Participativo”.
-Foto: ASCOM/SGPR
RECONSTRUIR A AGENDA POLÍTICA PARA A JUVENTUDE
À frente da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e da organização do seminário, o secretário Ronald Sorriso agradeceu a todos pelo evento e enfatizou a importância do fórum, que contou com a presença de gestores municipais, estaduais e das capitais brasileiras. “Nos reunimos aqui, nestes dois dias, para redesenhar esse pacto pela juventude brasileira. Nosso compromisso é de uma única agenda, a de reconstrução da agenda política para a juventude”, disse. “Herdamos um PPA (Plano Plurianual) em que a palavra juventude é ausente, mas vamos mudar isso”, acrescentou.
No primeiro dia do evento, foram apresentados dois projetos, um sobre a capacitação dos jovens no mercado de trabalho, da escola livre Co.liga, e a Agenda Jovem, projeto de saúde dos jovens da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No segundo dia, os gestores estaduais e municipais foram alocados em duas plenárias, uma de âmbito municipal e outra estadual, que ocorreram paralelamente, para debater temas mais próximos da realidade desses gestores.
O Seminário marcou o retorno da Secretaria Nacional da Juventude como a porta de entrada para a participação social nas políticas públicas para este grupo. Reinaugurou também o diálogo do governo com atores de todos os segmentos envolvidos com a temática da juventude.
Os dois dias de encontro foram transmitidos ao vivo e podem ser assistidos no canal da Secretaria-Geral no YouTube .