Notícias
Ministro Márcio Macêdo se reúne com lideranças sociais da América Latina e do Caribe
- Foto: Ricardo Stuckert
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, reuniu-se na terça-feira (24) com a comissão de lideranças sociais da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe ( Celac), em Buenos Aires, Argentina. Macêdo acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. A comitiva presidencial desembarcou na Argentina no domingo (22) e seguiu nesta quarta-feira (25) para o Uruguai.
A agenda fez parte de uma série de compromissos do governo brasileiro no exterior. Na segunda-feira (23), Márcio Macêdo participou do encontro do presidente Lula com o presidente argentino, Alberto Fernandez. No mesmo dia, os dois presidentes e a comitiva de ministros brasileiros reuniram-se com representantes do movimento argentino Mães da Praça de Maio, quando também esteve presente o ativista de direitos humanos e Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel. No dia seguinte (24), Macêdo integrou a representação do Brasil na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe (Celac), bloco que reúne 33 países da região latino-americana e caribenha.
CELAC SOCIAL
Pela primeira vez, no âmbito da Celac, cerca de 500 lideranças sindicais e de movimentos populares da região se reuniram em um evento, a Celac Social, que antecedeu a cúpula oficial.
No documento entregue à Cúpula, os organizadores da Celac Social reivindicam aos chefes de Estado dos países integrantes que as próximas reuniões tenham espaço para a participação social. Em encontro com o ministro Mâcedo, os coordenadores da cúpula social pediram apoio ao governo brasileiro, em especial à Secretaria-Geral da Presidência, responsável por coordenar e articular as relações políticas do governo c om a sociedade e os movimentos populares.
O ministro Márcio Macêdo reuniu-se também com lideranças sociais, sindicais e representantes do núcleo de petistas que vivem em Buenos Aires. O debate, que ocorreu na Casa Pátria Grande, tratou da conjuntura brasileira e do novo alinhamento político, econômico e social dos dois países proposto pelo presidente Lula .
A Casa Pátria Grande Presidente Nestor Kirchner é a sede do órgão descentralizado da Secretaria Geral da Presidência argentina, cujo principal objetivo é aprofundar e reforçar as políticas destinadas a promover uma maior integração dos povos latino-americanos e, nesse cenário, desenvolver um espaço especial para a juventude. A Casa fica a poucas quadras da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.