Notícias
FOMENTO E COLABORAÇÃO
Na primeira reunião, CONFOCO define estratégias
O Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (CONFOCO), coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, realizou, no dia 19 de dezembro, sua primeira reunião ordinária e deliberou sobre questões fundamentais para a sua atuação, incluindo a discussão do regimento interno, a definição de sua estrutura de governança e o calendário de atividades para o exercício de 2024.
A mesa diretora do Conselho foi estabelecida, contando com a presidência, duas vice-presidências da sociedade civil, quatro coordenadores de comissões temáticas e a secretaria-executiva. As conselheiras Laís Vanessa Carvalho de Figueirêdo Lopes, do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor, e Candice Ferreira de Araújo, da ELO - Ligação e Organização, foram eleitas, por aclamação, para ocupar as vice-presidências. A definição das coordenações das quatro comissões será realizada posteriormente, após a determinação de suas atribuições.
As comissões temáticas, que desempenham papel fundamental no direcionamento das atividades do Conselho, trataram de temas como atos normativos; formação e gestão do conhecimento; mobilização, comunicação e participação social; e articulação e uniformização federativa e intersetorial.
O CONFOCO também anunciou a formação de três grupos de trabalho especializados, responsáveis pela elaboração do regimento interno, organização do 3º Seminário Internacional e reconhecimento de boas práticas em parcerias, respectivamente. A segunda reunião ordinária do CONFOCO está agendada para o dia 19 de março de 2024 e será precedida por reuniões preparatórias da mesa diretora e comissões temáticas.