Notícias
Lei institui o Dia Nacional da Natação
- Foto: Banco de Imagens
Foi sancionado o Projeto de Lei nº 5514, de 2019, que institui 2 de agosto como o Dia Nacional da Natação. Em sua justificativa, o autor da matéria afirma que a iniciativa tem o “propósito de divulgar os benefícios do esporte em geral e, em particular, da natação, incentivar sua prática e comemorar as grandes conquistas da natação na história esportiva brasileira”.
De acordo com o Relatório Legislativo, “A natação traz muitos benefícios à saúde: a musculatura é mais exigida e como consequência há enrijecimento dos músculos, definição da silhueta do corpo e maior flexibilidade nas articulações, além de propiciar relaxamento e melhora na autoestima de seus praticantes. Trata-se de atividade que deve ser incentivada e, para tanto, a instituição de um dia nacional pode muito contribuir”.
A escolha da data refere-se a duas grandes conquistas da natação brasileira. Em 2 de agosto de 1952 (Helsinque), Tetsuo Okamoto conquistou a primeira medalha olímpica da natação do Brasil. Em 2 de agosto de 1982 (Guaiaquil), Ricardo Prado ganhou o primeiro título mundial de natação para o país.
A sanção é importante para valorização e incentivo para a prática do esporte.
Para mais informações: