Notícias
Lei confere ao município de Atibaia (SP) o título de Capital Nacional do Morango
- Foto: Banco de Imagens
Foi sancionado o Projeto de Lei nº 77, de 2017, que confere ao município de Atibaia, estado de São Paulo, o título de Capital Nacional do Morango.
O município de Atibaia (SP) começou a produção de morango, aproximadamente em 1958, tendo em vista sua terra fértil e clima propício para o cultivo. A fim de suprir a demanda do mercado internacional, pautado na qualidade dos produtos e sua sustentabilidade, desenvolveu sistemas de produção sustentável para uma produção integrada, cuja meta principal é o monitoramento e a rastreabilidade de todo o processo produtivo aliado à implementação de boas práticas agrícolas. A cidade é conhecida pela produção do morango e todos os anos promove a Festa de Flores e Morangos.
De acordo com o Relatório Legislativo do Senado, a Produção Integrada de Morango (PIMo) é um projeto pioneiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que oferece frutas mais saudáveis, sendo Atibaia o único município no estado de São Paulo com um selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) pelos produtores participantes e em processo de certificação.
Ainda, de acordo com o Relatório da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o Instituto Agronômico (IAC), que desenvolve pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, em Campinas, informou que foi realizada pesquisa a respeito da importância da região de Atibaia para a cultura do morango, para o que das 3.500 toneladas produzidas no estado de São Paulo, a produção respondia por 1.423 toneladas estimadas, respondendo, assim, por cerca de 40% da produção estadual de morango, só em 1965.
De acordo com artigo ‘Análise da produção de morango dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e do mercado CEAGESP’, do Instituto de Economia Agrícola - IEA, em 2007 os principais municípios produtores de morango, por ordem de importância, foram: Atibaia, Jarinu, Jundiaí, Piedade e Itapeva. São Paulo manteve-se como maior produtor de morango até 1998 e, ainda, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Fruticultura, em 2004, ocupou a segunda posição entre os estados produtores do Brasil, com 29.000 toneladas da fruta.
Por meio da concessão do título de Capital Nacional do Morango a Atibaia, município pioneiro na adoção de técnicas de produção sustentável do morango, espera-se alcançar maior divulgação e, consequentemente, o aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consolidação da atividade.
A sanção é importante, pois valoriza a cidade por meio de sua história e do reconhecimento do importante trabalho do homem do campo e de sua família no melhoramento do cultivo para torná-lo cada vez mais sustentável e atrativo ao mercado interno e internacional.
Para mais informações: