Notícias
Brasil é o país com maior maturidade digital das Américas
O Brasil está entre os sete países do mundo com maior maturidade digital. A classificação consta do GovTech Maturity Index 2020, ranking divulgado pelo Banco Mundial que avalia a transformação digital do serviço público em 198 países.
De acordo com o relatório, o Brasil é o mais digitalmente maduro das Américas, a frente dos Estados Unidos, Canadá e México, por exemplo. Além disso, o país é o único com mais de 100 milhões de habitantes dentre os dez mais bem colocados.
O Índice de Maturidade GovTech considerou quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo; aprimoramento da prestação de serviços; integração do engajamento do cidadão, e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação. Segundo o documento, o Brasil demonstrou avanços nas quatro áreas e superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados.
De acordo com a pesquisa, a inovação no serviço público, a Estratégia de Governo Digital e a plataforma gov.br foram determinantes para a classificação, que teve o desempenho considerado “muito alto” pelo Banco Mundial. Somente 43 nações obtiveram este título.
“A inclusão digital e o foco constante nas necessidades do cidadão tornam a plataforma gov.br um instrumento de extrema relevância no processo de transformação digital adotado pelo Governo Federal. O reconhecimento internacional só mostra que estamos no rumo certo”, afirma o Secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Eduardo Gomes.
Atualmente, a plataforma gov.br conta com mais de 115 milhões de usuários - mais da metade da população brasileira, permitindo acesso à informação e a milhares de serviços digitais em um único lugar.
Clique aqui e acesse a pesquisa do Banco Mundial