Notícias
Estudo revela onde é mais fácil fazer negócios no País
Sabia que registrar uma propriedade em São Paulo (SP) é mais rápido e fácil do que em qualquer outra capital brasileira? E que são necessários menos procedimentos para abrir uma empresa em Belém (PA) do que em Goiânia (GO)? Fazia ideia de que executar um contrato é bem mais simples em Aracaju (SE) que em Vitória (ES)? E que Minas Gerais é o estado mais fácil para se abrir uma empresa como Microempreendedor Individual (MEI)?
Esses e outros dados estão no relatório Doing Business Subnacional, estudo realizado pelo Banco Mundial a pedido da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República (Seme/SG). O documento compara a facilidade de se fazer negócios nas 26 capitais e no Distrito Federal. A elaboração do relatório contou com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Segundo o estudo, o Brasil possui uma grande variação do ambiente de negócios entre as diversas capitais do País. O documento analisou o desempenho das cidades em cinco temas: Abertura de Empresas; Obtenção de Alvarás de Construção; Registro de Propriedades; Pagamento de Impostos e Execução de Contratos.
Na soma geral e considerando a representação estadual, São Paulo obteve a maior pontuação, com 59,1 pontos, seguido de Minas Gerais e Roraima, ambos com 58,3 pontos. Considerando o número de cidades e temas avaliados, o DB Subnacional Brasil, até 2021, foi o maior relatório da série produzido pelo Banco Mundial.
Saiba mais: