Notícias
Centro espacial
Comissão irá elaborar Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, editou Decreto que cria a Comissão de Desenvolvimento Integrado (CDI) para elaborar e monitorar a implementação do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão.
A comissão será responsável, dentre outros, por monitorar a implementação do programa, que tem o objetivo de desenvolver a infraestrutura da região, e elaborar modelos de negócios que incentivem as atividades espaciais.
O Programa estabelecerá a estratégia de integração de todas as ações que irão estruturar e fortalecer o centro espacial e sua região, que lidera a expansão do setor espacial no Brasil e é responsável por inseri-lo no mercado internacional.
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações, Marcos Pontes, comentou a importância do trabalho brasileiro. “O presidente Jair Bolsonaro congrega com essa ideia de que nós precisamos ter tecnologias estratégicas, ou seja, parte espacial, nuclear e segurança cibernética, como um todo, incentivadas. Isso é importante para soberania do País e é importante para o desenvolvimento econômico e social”.
Estima-se que o desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara alcançará, em 2040, mais de U$40 bilhões por ano com a ocupação de pelo menos 1% do mercado global.
Para mais informações:
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação
Telefones: (61) 2033-7515 - (61) 2033-7697
Plantão: (61) 92003-4828
E-mail: imprensa@mctic.gov.br
Site: http://www.mctic.gov.br/portal