Notícias
Negócios
Banco Mundial investiga irregularidades no relatório Doing Business
O Governo Brasileiro, por meio da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República (SEME-SGPR), acompanha a investigação do Banco Mundial sobre possíveis irregularidades no relatório “Doing Business”, indicador internacional que avalia anualmente a facilidade de se fazer negócios em 190 países.
Esse parâmetro tem sido utilizado como uma das referências para direcionar as ações de simplificação e dos avanços regulatórios implementados pelo Governo Federal. O principal objetivo é alcançar melhorias concretas no ambiente de negócios nacional, a serem vivenciadas por toda a sociedade e que, nesse sentido, poderão se ver refletidas em rankings como o “Doing Business” e outras análises comparativas internacionais.
Em que pese a existência dessa investigação, a SEME-SGPR reafirma o compromisso de melhoria do ambiente de negócios no Brasil em parceria com diversos outros órgãos governamentais e, segundo Jose Ricardo Veiga, Secretário Especial de Modernização do Estado, “a missão que o Presidente Bolsonaro nos deu é tornar o Brasil um país moderno, simples e com liberdade para se empreender. Ao mesmo tempo, temos metas claras para traduzir esse avanço em evolução nos rankings globais, entre eles o Doing Business. ”
Conforme destacou o Secretário Especial para Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, que coordena a relação com o Banco Mundial, “o governo brasileiro apoia o contínuo aperfeiçoamento do Doing Business como parte fundamental da atuação do Banco Mundial para a produção de conhecimento e indicadores em apoio a governos e empreendedores. Acompanharemos com atenção o processo de avaliação das irregularidades identificadas pelo Banco Mundial, com vistas a garantir a veracidade das análises prestadas, a lisura do processo e a transparência e tratamento isonômico para todos os 190 países avaliados pelo Doing Business”.
Dessa forma, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, enfatiza que "a modernização do ambiente de negócios brasileiro continua a ser uma das prioridades da pasta e que está mantido o desafio apresentado pelo Presidente Jair Bolsonaro de colocar o Brasil entre os 50 melhores países do mundo para se fazer negócios."