Notícias
Seminário apresenta estratégias de ouvidoria como caminhos para uma gestão pública mais eficiente
A Ouvidoria da Presidência da República promoveu, nesta quarta-feira (25), o Seminário "Ouvidoria: caminhos para uma gestão pública eficiente". O objetivo do evento, realizado no Auditório do Anexo 1 do Palácio do Planalto, foi sensibilizar os gestores da Presidência acerca de seu papel fundamental para a efetividade do tratamento das demandas recebidas por meio da ouvidoria.
A programação do seminário contou com três palestras: “Ouvidoria e Gestão: Estratégias da OGU na atuação em Rede”, com o Ouvidor-Geral da União Adjunto, Fabio Valgas; “Carta de Serviços e produtos ao gestor”, com o Ouvidor da Petrobras, José Eduardo Romão; e “Os avanços da Ouvidoria da Presidência da República, no exercício de 2019”, do Ouvidor da Presidência, Wellington Gontijo.
Em todas as falas, ficou explícita a preocupação com o valor do trabalho dos ouvidores, bem expresso no paradigma dessa atividade: “Acolher o usuário do serviço público e transformar problemas individuais em soluções coletivas”.
“Atender às demandas individuais é muito importante, mas um outro olhar, de melhoria de processos e comportamento, é também importantíssimo. Estamos abrindo uma porta para que vocês possam nos ajudar a construir algo que vá agregar”, convidou o Secretário de Controle Interno, Allison Mazzuchelli, ao abrir o evento.
Ainda durante a abertura do Seminário, representando o Ministro Jorge Oliveira, o Secretário-Executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Antonio Carlos Paiva Futuro, assinou o Termo de Adesão da Ouvidoria da Presidência da República à Rede Nacional de Ouvidorias, criada por decreto em março deste ano.
Em sua fala, Futuro destacou a evolução da Ouvidoria da Presidência da República e sua importância no contexto do serviço público federal. “É um processo que vem sendo fortalecido e vem ganhando musculatura, e a Presidência tem um papel especial. A gente precisa entender que a manifestação do cidadão é um subsídio para o nosso trabalho. Cada um de nós precisa ter atenção e cuidado com o retorno que será dado ao cidadão”, destacou.
Sobre a Ouvidoria da Presidência
Como um dos pilares da Integridade, a Ouvidoria da Presidência da República é um dos braços da Secretaria de Controle Interno (Ciset/Presidência) que, por sua vez, é um dos órgãos integrantes da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR).
Situada administrativamente neste Ministério, a Secretaria de Controle Interno atende a toda Presidência da República, ou seja, além da SGPR, são seus clientes a Casa Civil, a Secretaria de Governo, o Gabinete de Segurança Institucional e os gabinetes pessoais do Presidente e do Vice-Presidente da República.
Para conhecer melhor a Ouvidoria da Presidência, clique aqui .
Rede Nacional de Ouvidorias
O objetivo da Rede Nacional de Ouvidorias é integrar ações desenvolvidas pelas unidades de ouvidoria dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sob a coordenação da Ouvidoria-Geral da União (OGU). A adesão à Rede garante aos órgãos ou entidades uso gratuito do Sistema e-Ouv e a promoção de ações de capacitação para agentes públicos em matéria de ouvidoria e simplificação de serviços.
Para conhecer melhor a Rede Nacional de Ouvidorias, acesse o site da Controladoria-Geral da União.