Notícias
Ministro Floriano Peixoto e o Desembargador Thompson Flores participaram de cerimônia de assinatura de renovação de acordo de cooperação técnica
SGPR e TRF4 assinam acordo para manutenção do SEI na Presidência
- Foto: Cleverson Oliveira
O sistema, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 2009, é uma ferramenta virtual de gestão de documentos e processos. O desembargador Thompson Flores, presidente do TRF4, afirmou que “o SEI tem o espírito da transparência que a sociedade exige nos dias de hoje. Além disso, com seu sistema inovador, já foi possível realizar uma economia de R$3 bilhões de reais de maneira indireta”.
O objetivo do SEI é modernizar e gerenciar processos e documentos de maneira virtual e em tempo real, reduzindo, assim, a tramitação em meio físico e visando à eficiência administrativa. O que se alcança com o uso desta ferramenta é agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos. Atualmente, a ferramenta já está implementada em 88 órgãos federais.
O Ministro-Chefe da SGPR, Floriano Peixoto, reforçou que “a manutenção do sistema SEI vai ao encontro daquilo que o presidente Jair Bolsonaro propôs em seu plano de governo, que é a modernização, a simplificação do Estado e da Administração”.
O SEI proporciona: portabilidade, acesso remoto, acesso de usuários externos, controle de nível de acesso, tramitação em múltiplas unidades, controle de prazos e sistema intuitivo.
Desde que foi colocado em uso na Presidência da República, em 22 de agosto de 2016, até a presente data, o Sistema contabiliza a tramitação de 150 mil processos e 1,93 milhões de documentos. Atualmente, o SEI-PR tem 2.228 usuários.
Estiveram presentes também o secretário-executivo da Casa Civil, José Vicente Santini, o secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Maynard Santa Rosa, além de outros integrantes da Secretaria-Geral, da Casa Civil e do TRF-4.
Histórico
A implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI no âmbito da Presidência da República se deu de forma gradativa, tendo seu início no dia 22 de agosto de 2016, primeiramente na Secretaria de Administração da então Secretaria de Governo.
No dia 24 de novembro de 2016, foi a vez da Secretaria-Executiva da Casa Civil. Em 9 de dezembro de 2016, a Casa Civil da Presidência da República (gabinete, Assessoria Especial, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Subchefia para Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais, Subchefia de Articulação e Monitoramento e Secretaria do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) implementou o sistema.
No dia 21 de dezembro a Secretaria Especial de Comunicação Social também passou a usá-lo.
No dia 2 de janeiro de 2017, a implantação do SEI-PR abrangeu também o Gabinete Pessoal do Senhor Presidente da República e demais órgãos que compõem sua estrutura.