Notícias
Modernização do Estado: Transformação Digital alcança 94% dos serviços oferecidos pelo INSS
Foto: Cleverson oliveira
Em coletiva realizada nesta terça-feira (18), no Palácio do Planalto, representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e do Ministério da Economia apresentaram os detalhes do projeto de Transformação Digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O detalhamento acerca da digitalização de quase 94% dos serviços oferecidos pelo INSS ocorreu logo após a cerimônia de sanção da lei que visa coibir fraudes previdenciárias.
Participaram da coletiva a secretária especial de Modernização do Estado, Marcia Amorim; o presidente do INSS, Renato Vieira; o secretário especial de Previdência, Rogério Marinho; o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel; e a presidente da Dataprev, Christiane Edington.
A entrega dos serviços digitalizados está acontecendo em quatro etapas: no início de maio, foram disponibilizados cinco serviços on-line; na segunda etapa, na última semana de maio, 23 novos serviços foram disponibilizados ao cidadão; hoje (19/06), é a vez da terceira onda de melhorias, com mais 19 serviços. Na primeira quinzena de julho, 90 serviços – de um total de 96 serviços prestados pelo Instituto – estarão disponíveis pelo Meu INSS (internet e App — disponível para Android e iOS) e pelo 135.
Com esses avanços, o cidadão poderá, sem sair da sua casa, requerer aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, agendar realização de perícia, atualizar seus dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas, dentre tantos outros.
Durante a coletiva, a secretária especial Marcia Amorim, falou sobre o conceito de modernização defendido pelo Governo Federal e como a transformação digital tem sido um dos pilares do plano de colocar o cidadão como protagonista da relação entre Estado e Sociedade. “Não é razoável sermos a 4ª população mais conectada do mundo e termos que enfrentar filas, autenticar assinaturas, providenciar cópias de documentos, esperar meses por respostas, e tudo o mais que serviços presenciais exigem, quando se pode ter tudo isso na palma da mão”, disse Marcia.
Os requerimentos recebidos on-line serão processados eletronicamente se os dados do trabalhador constarem corretamente nos sistemas oficiais, permitindo até a concessão automática de benefícios. Apenas quando necessário, o segurado será chamado para entrega de documentação complementar.
O conjunto dos novos serviços disponíveis no Meu INSS e no 135 representará uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais, que poderão ser feitos com comodidade, sem sair de casa. Além da comodidade, essa modernização promoverá maior economia ao cidadão e ao Governo Federal.
Uma das entregas mais esperadas pelos segurados, agora disponível no Meu INSS, é o simulador de aposentadoria e renda, por meio da qual é possível saber se o trabalhador já tem direito ao benefício e qual o valor estimado de sua renda mensal.
O simulador tem como principal objetivo auxiliar o cidadão na busca por informações sobre seus direitos. O INSS estima que, após realização da simulação, os segurados que constatarem a falta de alguma condição para a concessão do benefício, aguardarão até que estejam cumpridos todos os requisitos, quando o benefício poderá ser concedido de forma automática, tão logo requerido.
A Transformação Digital do INSS resulta de uma inédita parceria institucional do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com a Secretaria Especial de Modernização do Estado, a Secretaria de Governo Digital e a Dataprev.
Meu INSS e 135
O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares. Para acessar os novos serviços pelo Meu INSS basta ir à opção “Agendamentos/Requerimentos”. O novo simulador está em “Calculadoras”.
O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.
Lembrando que os pedidos também podem ser feitos pelo telefone 135, disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.