Notícias
Espaço Integridade, que registrou crescimento de 290% em número de atendimentos no mês de estreia, motivou a escolha
Ouvidoria da Presidência é premiada pela ABO
A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), principal entidade do setor, acaba de premiar a Ouvidoria da Presidência pelas inovações implementadas. A premiação de Ouvidoria do Mês, destinada pela primeira vez a uma ouvidoria pública federal, ocorre no momento em que o Espaço Integridade (unidade de atendimento presencial) completa um mês de funcionamento, com crescentes números de produtividade.
“Escolhemos a Ouvidoria da Presidência porque percebemos a valorização da ouvidoria com a inauguração de uma sala para abranger também o atendimento pessoal, como prática inovadora. Entendemos que quanto mais canais de atendimento são abertos maior a chance de participação do usuário com sugestões e outras manifestações que possam ajudar a aperfeiçoar a gestão”, destacou a ABO.
A série “Ouvidoria do Mês”, que destaca as boas práticas de ouvidoria pelo Brasil, foi iniciada em 2018. Antes da Presidência da República, foram premiadas as ouvidorias da Secretaria de Educação do Maranhão, da Unimed, do Metrô de São Paulo e da Prefeitura de SP, entre outras.
Além do reconhecimento da ABO, números de atendimento da Ouvidoria da Presidência demonstram que o canal tem obtido sucesso em sua missão de promover maior participação social.
“Quando criamos o Espaço Integridade, enxergamos a oportunidade de levar a ouvidoria a um novo nível, demonstrando o comprometimento da Alta Administração com a disseminação e o fortalecimento da cultura da honestidade, ética e entrega de serviços de qualidade à sociedade. Esse objetivo foi alcançado. Agora, quando ele completa um mês, já vemos bons números de atendimento, o aumento da procura presencial e o reconhecimento da existência desse novo canal. Queremos apenas continuar avançando e confirmar, com resultados, a eficácia dessa iniciativa”, disse o Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Floriano Peixoto.
Espaço Integridade: 290% de crescimento no primeiro mês
Inaugurado no início de abril, o Espaço Integridade recebeu, entre 05/04 e 05/05, 820 manifestações. Na comparação com o mesmo período de 2018, o crescimento foi de 290%. Segundo o Ouvidor, Wellington Gontijo, a procura já havia aumentado após a transição do governo, o que pode estar relacionado não só com a mudança, mas também com a relação de proximidade com os cidadãos, construída pelo atual presidente, Jair Bolsonaro, em especial, por meio das redes sociais.
Apesar do aumento já verificado nos três primeiros meses de 2019, o Espaço Integridade gerou interesse, e o resultado foi o crescimento de 87% em relação ao mês anterior à inauguração da unidade (março/2019). Chamou a atenção a variação nos tipos de manifestação recebidas no período: as sugestões aumentaram 212%. Com exceção das denúncias com identificação do denunciante, que diminuíram, todas as demais modalidades de manifestação registraram crescimento, inclusive os elogios, que registraram aumento de 166%. Na comparação com o mesmo período no ano passado, houve aumento de todos os tipos.
“O presidente Bolsonaro, que nos prestigiou na inauguração, pediu que as manifestações fossem compartilhadas com ele sem filtro, para que ele tivesse total conhecimento sobre o que está acontecendo no país, pelo olhar dos cidadãos. Essa diretriz é mais uma demonstração do comprometimento e respaldo da alta administração da Presidência da República, o que só fortalece a Ouvidoria como canal efetivo de contato com a população”, destacou o Ministro.
Além de reiterar a importância desse comprometimento da alta direção da Presidência da República para o sucesso dos projetos que vêm sendo desenvolvidos nas áreas de transparência, participação social e integridade, o Ouvidor destacou que, na esteira das ações já iniciadas com a inauguração do Espaço Integridade, “o próximo objetivo, já em construção, é normatizar os fluxos internos de tramitação das manifestações e estruturá-las em dados gerenciais, contendo informações que retroalimentem os processos de gestão e governança dos órgãos da Presidência da República”.
Sobre o Espaço Integridade:
Localizado no corredor principal do Anexo do Palácio do Planalto, no térreo, entre as agências da Caixa e do Banco do Brasil, o Espaço Integridade foi idealizado para materializar conceitos norteadores de uma gestão moderna, transparente e eficiente: a participação social, a acessibilidade, o acolhimento, a valorização do servidor e do cidadão, a segurança das informações e a escuta qualificada, entre outros.
Interessados em registrar suas manifestações (comunicação, denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão) podem comparecer pessoalmente no Espaço Integridade, das 8h às 18h, ou enviar sua mensagem, em qualquer horário, pelo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), escolhendo, como órgão de destino, a Presidência da República.