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Governo federal entrega 1ª etapa do portal gov.br
O Governo Federal disponibiliza, a partir desta quarta-feira (31), a primeira etapa do portal gov.br que reúne serviços e informações para o cidadão em um só canal. O portal ainda está em estágio de desenvolvimento (conhecido, no jargão eletrônico, como versão “beta”), mas já permite o recebimento de sugestões e opiniões dos usuários, com o objetivo de corrigir eventuais erros e aprimorar o serviço. Para acessar, basta digitar www.gov.br.
Os três primeiros sites a migrar para o gov.br são o de Serviços, Governo do Brasil e Planalto, que juntos recebem cerca de 13 milhões de visitantes por mês. A entrega cumpre o prazo estabelecido pelo Decreto 9.756/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia que marcou os primeiros 100 dias de governo, em abril.
O decreto determina a migração dos cerca de 1,6 mil sites da administração federal para o portal gov.br a partir de 31 de julho, com prazo final até 31 de dezembro de 2020, e desativação dos endereços eletrônicos existentes. O Governo Federal prevê investir cerca de R$ 43 milhões no projeto, com hospedagem do portal, migração de conteúdos e suporte.
Eficiência - De acordo com o Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, o foco do novo portal é proporcionar uma experiência bem-sucedida aos usuários. “O cidadão brasileiro tem que se sentir abraçado pelo serviço. Quando ele acessar o gov.br para obter a informação que precisa, chegará ao final da navegação totalmente satisfeito. Essa é a intenção do governo com esse novo portal”, pontua o secretário sobre a ferramenta online, que vai proporcionar uma maior integração entre os órgãos governamentais e mais eficiência na prestação de serviços ao cidadão.
Cada órgão continuará a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão. O mais importante, no entanto, é que a manutenção e o desenvolvimento centralizados no gov.br irão gerar, para os cofres públicos, uma economia de, aproximadamente, R$ 100 milhões ao ano.
Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, a criação de uma porta de entrada única para o relacionamento com o Governo Federal facilita a vida do cidadão, no momento de obter serviços e informações.
“Estamos entrando em uma nova era na oferta de serviços, eliminando o imenso labirinto digital que criamos ao longo dos anos. A dispersão dos canais dificulta, burocratiza e encarece a busca por serviços”, explica o secretário.
A secretária especial de Modernização do Estado, Marcia Amorim, ressalta que a entrega do novo portal materializa o compromisso assumido pelo Governo Bolsonaro de transformar o Brasil em uma nação digital. “O gov.br já é uma realidade, como parte de um movimento irreversível de racionalizar e simplificar o atendimento às demandas do cidadão”, assinala.
Serviços - O gov.br chega com um catálogo de mais de 3 mil serviços públicos ofertados e quase 50% deles disponíveis no formato digital. Somente nos primeiros sete meses deste ano, 311 serviços foram transformados em digitais, o que corresponde a quase 80% da meta de 400 serviços em 2019. Em 2020, outros 600 passarão pelo processo, totalizando 1 mil novos serviços digitalizados em dois anos.
A centralização do acesso às notícias também oferece uma visão integrada das realizações do governo federal e o cumprimento dos seus compromissos com o país.
Aplicativos - A unificação de canais prevista pelo Decreto 9.756/2019 também engloba os aplicativos móveis. Em junho foi criada a conta única gov.br na loja de Google Play, que já conta com 32 aplicativos (apps) migrados, entre eles o Sinesp Cidadão (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) e Enem.
Saiba mais sobre o portal em gov.br/sobre.
Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital
do Ministério da Economia
Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral
da Presidência da República
Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria
de Governo da Presidência da República