Notícias
Projeto de Transformação Digital do Governo Federal é apresentado em evento da Microsoft
Durante a primeira etapa do evento, que tem o objetivo de mostrar a capacidade da Inteligência Artificial de transformar indústrias, aumentar a produtividade e ajudar a resolver desafios sociais, Luis Felipe apresentou as novidades do projeto de transformação digital que está sendo executado em parceria pelos dois ministérios, em especial o que se refere aos serviços oferecidos no portal “gov.br”.
Antes de viajar a São Paulo, onde a edição brasileira da turnê está sendo realizada, a Secretária Marcia falou sobre sua expectativa para o evento e sobre o projeto gov.br. “A nossa SEME (Secretária Especial de Modernização do Estado) atua em intensa parceria com a Secretaria de Governo Digital no projeto de transformação digital do governo federal, e o gov.br é um dos caminhos para essa transformação. Através dele, estamos aumentando a oferta de serviços digitais do governo federal para diminuir a jornada do cidadão em busca de soluções. Esse é nosso principal desafio”, explicou a Secretária.
Segundo Marcia, o projeto de transformação digital representa economia para o cidadão. “Em vez de percorrer vários órgãos, a pessoa consegue resolver tudo em um só lugar, e isso reduz custo”, complementou.
Questionada sobre qual é o papel da SEME na transformação digital, a Secretária explicou que existem muitos projetos excelentes inconclusos no Governo Federal, e que a Secretaria-Geral da Presidência, através da SEME, deve assegurar que estes projetos, tão relevantes, sejam implementados. “Se existem iniciativas que podem melhorar a vida do brasileiro, precisamos colocar no ar. Temos, entre outras responsabilidades, a de fazer as articulações e viabilizar a participação de todos os agentes necessários à conclusão dos projetos”, disse.
Um exemplo é o próprio “gov.br”, que não foi criado agora. Segundo Marcia, a marca já existe há alguns anos, mas não recebeu a devida atenção. Agora, devido a seu alinhamento com a proposta do presidente Jair Bolsonaro de simplificar os serviços e facilitar o acesso aos cidadãos, está sendo priorizado.
Marcia falou, ainda, sobre porque o governo federal, que tem metas ambiciosas de transformação digital, optou por usar uma marca já lançada por governos anteriores. “O projeto (gov.br) é muito maior do que quem está assentado na cadeira. Foi desenvolvido por servidores muito competentes. Utilizando a marca que já existe, a gente não tem retrabalho. Pra que começar do zero, se temos um projeto pronto? Seria um desrespeito com os profissionais que se dedicaram a ele e com o próprio contribuinte”, avaliou.
Sobre o evento, Marcia disse que seria uma oportunidade de mostrar o trabalho que está sendo construído pelo governo federal e de aprender mais sobre o que está rolando no mundo sobre as melhores práticas. “Nossa expectativa para esse evento é demonstrar que a Presidência da República está comprometida com o projeto de transformação digital e com o compromisso de dar ao cidadão o protagonismo que ele merece”, concluiu.