Notícias
Portal GOV.BR vai reunir serviços do Governo federal em um só canal
Para facilitar o acesso do cidadão brasileiro aos serviços públicos, o Governo Federal apresenta nesta quinta-feira, 22, o portal gov.br, a plataforma que vai reunir o conteúdo dos sites do Executivo em um único canal. Até o momento, já foram migrados para a nova ferramenta o Portal de Serviços, Planalto e Governo do Brasil. Juntos, os três sites recebiam cerca de 13 milhões de visitantes por mês. Até o fim de 2020, 1,6 mil sites da administração federal farão parte do gov.br e 1 mil serviços serão digitalizados. O projeto atende ao Decreto 9.756/2019,
assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em evento dos 100 dias de governo.
A unificação de canais também vai englobar os aplicativos móveis. Em junho deste ano foi criada a conta única gov.br, na loja Google Play, que já conta com 41 aplicativos migrados, entre eles a Carteira Digital de Trânsito, o Sinesp Cidadão (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) e o Enem. O gov.br chega com um catálogo de mais de 3 mil serviços públicos ofertados e quase 50% deles já disponíveis no formato digital. Entre os serviços digitalizados destacam-se os do INSS, que permitem a apresentação de recursos em processos e a solicitação de aposentadorias pela internet, com a concessão automática dos benefícios; bem como o acesso ao simulador de aposentadoria que aponta a previsão de renda futura.
O Governo Federal estabeleceu o objetivo de digitalizar 1 mil serviços até o final de 2020 e já transformou 315 deles em 2019, aproximando-se da meta de 400 serviços para este ano. “A transformação digital coloca o Brasil em pé de igualdade com os países mais desenvolvidos do mundo, onde a relação entre governo e sociedade é simples, ágil e transparente. A modernização do Estado é composta de projetos como esse, que levarão o País a ser uma verdadeira uma nação digital”, explica José Ricardo da Veiga, secretário Especial de Modernização do Estado. Somente com esses 315 serviços, cerca de 12,5 milhões de atendimentos anuais deixaram de ser presenciais em agências de órgãos públicos, facilitando a vida do cidadão e proporcionando uma economia anual estimada em R$ 936 milhões, sendo R$ 197 milhões para a Administração Pública e R$ 739 milhões para os cidadãos.
O Brasil tem a quarta população mais conectada do mundo, com mais de 120 milhões de pessoas acessando frequentemente a internet. De acordo com Samy Liberman, secretário especial de Comunicação Social Adjunto da Presidência da República (SECOM/PR), “o processo de digitalização dos serviços do governo é um caminho irreversível no sentido da modernização e da desburocratização das relações entre o Estado e o cidadão, o que agiliza procedimentos, diminui custos e facilita a vida de todos os brasileiros”.
MANUTENÇÃO CENTRALIZADA - No portal gov.br cada órgão continuará a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão. A manutenção e o desenvolvimento, porém, serão centralizados, o que deve gerar para os cofres públicos uma economia de R$ 100 milhões ao ano. O Ministério da Economia espera, ainda, que sejam poupados mais de R$ 6 bilhões por ano com o processo de transformação digital dos serviços públicos, sendo, aproximadamente, R$ 3 bilhões economizados pelo Governo e outros R$ 3 bilhões pela sociedade brasileira. “A transformação digital é feita a partir do olhar do cidadão. É ele quem diz onde devemos aplicar a tecnologia e como, por isso, o brasileiro está no centro dessa estratégia”, comenta Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia.
O gov.br é resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria Especial de Comunicação Social
da Presidência da República, a Secretaria Especial de Modernização do Estado e a Secretaria de Governo Digital.
Para acessar o novo portal, basta digitar
www.gov.br
. Para perguntas e respostas:
www.gov.br/sobre
Fonte: SECOM/PR