Notícias
Gerenciamento de projeto é tema de palestra promovida pela SAE
A Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE), com apoio da Secretaria de Administração, promoveu, na manhã desta quarta-feira, 07, a palestra “O Valor do Gerenciamento de Projetos: melhores práticas de governos e indústrias no mundo”. O evento foi conduzido pelo palestrante convidado, Stephen Townsend, diretor de Programas de Network do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), com sede na Pennysilvania, Estados Unidos.
Lauro Pires, Secretário Especial Adjunto da SAE, abriu o evento ressaltando a importância de se pensar o desenvolvimento a partir de um planejamento estratégico em uma estrutura de gerenciamento pelo Centro de Governo. “Cada vez mais, vemos a necessidade de resgatar algumas dessas práticas adaptadas a tecnologias e ferramentas de gestão hoje disponíveis para a criação de um centro de governo capaz de articular, de forma eficaz, políticas públicas, gerenciar a transversalidade, avaliar e monitorar”, destacou.
A palestra trouxe exemplos de gerenciamento de projetos adotados por governos, como os do Reino Unido e dos Estados Unidos. Destaque especial foi dado à forma de se analisar, planejar e monitorar os projetos para que sejam de fato concretizados e entregues à sociedade. Stephen Townsend destacou a economicidade de tempo e de recursos quando se adota um modelo de gerenciamento de projetos a partir de uma análise dos recursos humanos e estrutura de governo disponíveis. “É preciso um diálogo de forma a identificar e a aproveitar o que há em termos de recursos para que seja melhorada a capacidade de entrega do governo. O Brasil possui excelentes atividades e boas práticas que precisam ser aproveitadas para que se atinja esse objetivo. Há muito recurso a ser utilizado”, afirmou.
O palestrante chamou atenção dos presentes para os desafios impostos aos governantes pelas novas tecnologias. “O governo está migrando para o digital, com entregas feitas à sociedade por meio de plataformas virtuais, a exemplo de emissão de documentos por processos menos burocráticos. É preciso se pensar em como melhor se comunicar com os cidadãos de forma a conferir maior transparência e celeridade às entregas de governo”, disse.
Segundo Townsend, o Reino Unido adotou estratégias de gerenciamento de projetos capazes de não apenas identificarem oportunidades, como também estudarem a viabilidade de realização e entrega com informações disponíveis on-line para a sociedade. “Todas as informações estão disponíveis, inclusive o quadro me mostra os projetos e seus níveis de complexidade e possibilidade de entrega. Esses dados tornados públicos conferem transparência e geram confiança de mercado”, explicou.
O evento, realizado no Anexo I do Palácio do Planalto, contou com a presença de mais de 150 pessoas, dentre servidores inscritos e convidados. Ao final da palestra, o Diretor de Programas de Network do PMI recebeu um certificado de participação em forma de agradecimento em nome da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos e da Secretaria de Administração, órgãos integrantes da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O palestrante:
Stephen Townsend lidera iniciativas de um programa especial para o Instituto que incluem: atuação no comitê diretivo do consórcio de pesquisa do Projeto X, do Reino Unido, em apoio ao fluxo de pesquisa de Gerenciamento de Realização de Benefícios; investigação de como as organizações estão aprimorando e reinventando suas capacidades de entrega de valor; produção de materiais para auxiliar as agências do governo federal dos EUA na implementação dos requisitos associados à Lei de Responsabilidade de Melhoria do Gerenciamento de Programas; e liderança do segmento de transformação do Guia PMBOK® - Sétima Edição. Stephen trabalha no PMI desde 1999 nas áreas de serviços para membros, relações mercado/governo, aliança estratégica e desenvolvimento global.
Fonte: SAE/SG/PR