Notícias
Hospitais Federais
Como fruto da Ação nesses primeiros 100 dias de governo, destaca-se o desenvolvimento do projeto de Centralização dos Processos de Compras e Serviços. Numa primeira estimativa, espera-se que ele possibilite a economia de 60 milhões ao ano.
Outra importante entrega foi a construção de um novo modelo de governança, que pode inspirar e orientar gestores de outros hospitais que integram o sistema público de saúde.
Também no âmbito da Ação Integrada, foi definido um novo organograma institucional, com delimitação de papéis e responsabilidades. Ele aponta o perfil e as competências exigidos para os cargos de liderança de cada hospital.
O objetivo final da Ação Integrada é qualificar os serviços assistenciais, tornando-os mais ágeis, acessíveis e alinhados às boas práticas e aos padrões de qualidade e segurança dos usuários e, para tanto, ela conta com a participação de profissionais de hospitais de excelência, como Sírio-Libanês (SP), Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital do Coração (SP) e Moinhos de Vento (RS).
Outras medidas
Ainda durante os 100 primeiros dia do governo, profissionais das Forças Armadas, com ampla experiência em gestão hospitalar, foram alocados no Hospital Federal de Bonsucesso para atuar em conjunto com as equipes da própria unidade, apoiando a implantação de novos fluxos e processos. Após a identificação da necessidade desse reforço, o Comitê de Governança da Ação Integrada fez a seleção desses profissionais e viabilizou, com o Ministério da Defesa, seu ingresso na unidade.
Além disso, em parceria com a CGU, está sendo realizada, no âmbito da Ação Integrada, uma operação específica de promoção da participação social por meio da Ouvidoria. São três as frentes dessa operação: a disponibilização de um link dedicado no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal – e-Ouv (que permite o envio de manifestações diretamente ao Comitê de Governança da Ação Integrada); a capacitação das equipes de Ouvidoria dos próprios Hospitais; e a Ouvidoria Ativa, da CGU, que buscou informações diretamente dos usuários de cada unidade. A intenção da operação é aumentar a participação de servidores, fornecedores, usuários e cidadãos em geral, possibilitando a construção conjunta da melhoria que se almeja.
São alvos da Ação Integrada os Hospitais Federais de Bonsucesso, Andaraí, Ipanema e Lagoa, Servidores do Estado e Cardoso Fontes.
Acesse as notícias sobre a Ação Integrada aqui.