Notícias
Relatório Executivo do PNL já está disponível para download
Está disponível para download o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística (PNL), elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
O Plano apresenta uma proposta com os empreendimentos necessários para melhorar a infraestrutura de transportes até o ano de 2025. Para isso, o PNL contempla a movimentação de cargas que circulam por todo o país, sob os diferentes modos de transportes.
Dinâmico, o PNL traz soluções capazes de incentivar a redução dos custos, melhorar o nível de serviço para os usuários, buscar a eficiência da matriz de transportes, aumentar a eficiência dos modos utilizados para a movimentação das cargas e diminuir a emissão de poluentes.
Para a realização do trabalho, a EPL contou com a cooperação de órgãos públicos e instituições privadas, em especial com o apoio e participação ativa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Uma primeira versão do PNL foi disponibilizada para consulta pública no primeiro semestre deste ano, recebendo mais de 400 contribuições.
No dia 2 de julho de 2018, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República publicou no Diário Oficial a Resolução Nº 45, que aprova o PNL e recomenda a instituição do Comitê de Governança do Plano.
Com o PNL será possível gerar uma economia de R$ 54,7 bilhões por ano em custos de transportes a partir do ano de 2025. Hoje o custo de transportes é um dos principais fatores que compromete a competitividade das exportações brasileiras.
Segundo o diretor-presidente da EPL, Jorge Bastos, as obras incluídas no PNL têm muita relevância para contribuir com a redução dos problemas de logística de transportes do país.
“As soluções apontadas no Relatório Executivo racionalizam os investimentos em infraestrutura e aumentam a eficiência da matriz de transportes, o que reduz os custos logísticos e a dependência do setor produtivo em um único modo. ”
Clique aqui para fazer o download do Relatório Executivo do PNL.