Notícias
Sala de estar com a imprensa internacional
O jornal especializado em economia na França Les Echos traz um texto explicando sobre o fato de desobrigar a Petrobras de participar das explorações do campo do Pré-sal. O informativo francês começa frisando ser essa uma “decisão histórica”. Em relação ao embate entre os deputados do partido dos Trabalhadores se opunham, temendo que os recursos vitais brasileiros passassem a ser controlados por estrangeiros(...) Mas o Les Echos explica “mas a situação econômica do país, sob o peso de seu déficit orçamentário, calou essa oposição”.
Já o The Wall Street Journal divulgou sobre o Leilão do Pré-sal que “Os defensores da mudança dizem que o projeto pode atrair capital novo vindo de empresas petrolíferas estrangeiras, em um momento em que a Petrobras está precisando de dinheiro e está com sua capacidade de desenvolver grandes projetos limitada”, comenta o jornal, lembrando a dívida astronômica da estatal no mercado global de petróleo.
O ' Wall Street Journal' , ao leiloar concessão do campo de Libra, o Brasil deu um salto para o patamar das "grandes nações de petróleo".
O site da revista Forbes faz uma análise do cenário ao explicar que a decisão abre caminho para novos investimentos na “Petrobras, que está atravessando uma das piores crises de sua história”. Segundo a revista, o leilão do Pré-sal vai fazer com que a estatal “consiga finalmente economizar um pouco de dinheiro”. Também pode servir como uma boa notícia para a imagem da empresa, saindo da categoria “especulativa” na qual se encontra.
Outro jornal especializado em economia na França, La Tribune também fez um observação quanto aos fatos passados relatados em julho sobre a venda da Petrobras no campo do Pré-sal para a empresa norueguesa Statoil, por US$ 2,5 bilhões, em um negócio que já tinha como objetivo “pagar sua dívida e financiar investimentos”.