Notícias
Nota à Imprensa 7/2020
Publicado em
01/10/2020 14h42
Atualizado em
11/11/2022 17h10
SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Assessoria de Comunicação Social
NOTA À IMPRENSA
A Secretaria-Geral da Presidência da República informa que até 31/08/2020, dos cerca de 3.500 servidores da Presidência da República, existiam 18 servidores em tratamento ou acompanhamento pela Coordenação de Saúde, por casos positivos de Covid-19. Desde o início da pandemia, a Presidência da República registra 251 notificações positivas para Covid-19, sendo que, destes, 233 servidores já receberam alta médica.
Do dia 11 de março até o dia 31 de agosto, a Coordenação de Saúde (COSAU) do Palácio do Planalto realizou 4.012 testes para diagnóstico do novo coronavírus nos servidores. Alguns servidores realizaram mais de um teste nesse período. A COSAU contou com o apoio dos laboratórios da Fiocruz e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
A COSAU mantém a orientação para que os servidores a procurem para assistência médica quando apresentarem quaisquer sintomas relacionados à Covid-19, a fim de avaliar necessidade de testagem. Nos casos considerados suspeitos, os servidores são orientados a ficar em casa até o resultado do exame.
Desde o início da pandemia, em março do ano em curso, a Presidência da República também adotou inovações tecnológicas nos protocolos de limpeza e passou a realizar desinfecção das áreas comuns com máquinas de alta tecnologia, limpeza detalhada de equipamentos dos servidores (computadores, teclados, telefones, etc) e ampliação do fornecimento de
dispenser
de álcool em gel em suas dependências, anexos e adjacências.
A Presidência da República também tem promovido, desde março, orientações sobre cuidados pessoais aos servidores e colaboradores, seja por meio de painéis, e-mails ou textos informativos na intranet. Nessas orientações, tem-se destacado os cuidados com a higienização das mãos, uso correto de máscaras, distanciamento social e, inclusive, os cuidados necessários ao chegar em casa, após o trabalho.
Com mais de 50% dos servidores em trabalho remoto (teletrabalho) ou em escala de revezamento, a Presidência da República busca continuamente manter o ambiente de trabalho o mais seguro possível e não hesitará em adotar procedimentos complementares, caso necessário.
ASSESSORIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL