A participação social é estratégia do governo federal para a construção de políticas públicas internas e não é diferente na agenda internacional. A Cúpula Social do Mercosul é uma demonstração desse entendimento. A exemplo do que foi feito nos Diálogos Amazônicos, a Cúpula Social do Mercosul ocorrerá dias antes da Cúpula de Líderes do Mercosul.
A efetiva participação da sociedade civil nas decisões sobre o presente e o futuro do Mercosul fortalece o processo de integração e reflete o caráter regional de desafios comuns enfrentados pelas populações do Cone Sul. Ciente desta realidade, o Presidente Lula assumiu o compromisso de sediar a Cúpula Social durante a presidência ‘pro tempore’ do Mercosul (PPTB), em formato presencial, que estava suspensa desde 2016.
A Cúpula do Mercosul ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 4 a 7 de dezembro de 2023 e será dividida em três momentos: a Cúpula Social, nos dias 4 e 5 de dezembro, a Reunião do Conselho do Mercado Comum, no dia 6, e a Cúpula de Líderes, no dia 7 de dezembro.
A Cúpula Social será realizada no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), e deverá contar com a participação de cerca de 300 pessoas da sociedade civil e dos governos do Brasil e demais países membros do Mercosul, além dos países associados. As mesas temáticas vão discutir o papel da participação social para a democracia no Cone Sul e a agenda para o Mercosul Social. Haverá também encontros de 5 grupos de trabalho, além de programação cultural.
Os resultados da Cúpula Social serão encaminhados aos líderes dos países do Mercosul no dia 7 de dezembro.
Visando construir a agenda e a metodologia da Cúpula Social em conjunto com a sociedade civil, o governo brasileiro criou um comitê organizador coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com participação do Ministério das Relações Exteriores e representantes de organizações e movimentos da sociedade civil.
Veja vídeos do evento
no Canal da SGPR no YouTube
(@SGPR)
Imagens em Destaque
outras imagens
(Flickr da SGPR)