Notícias
Workshop da ONU conecta juventudes de países de língua portuguesa
- Foto: Pedro Duval
Para aprimorar a capacidade técnica de atuação de organizações e redes de juventudes nos países participantes, o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) promove esta semana, em Salvador, a segunda edição do workshop “daqui pra li, de lá pra cá: conexões e trocas entre juventudes de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique”.
O secretário Nacional de Juventude da Secretaria-Geral, Ronald Sorriso, participou de roda de conversa do evento em que foram discutidas a formação cidadã, espaços e estratégias de participação, ao lado o diretor de Juventude do Ministério da Juventude e Desporto de Angola, Kikas Machado, e da representante do UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes.
Ele falou sobre o processo histórico que aproxima o Brasil e os países lusófonos da África, e os desafios para a reconstrução da SNJ. “Recebemos do Kikas Machado o convite para que o Brasil esteja, em novembro, no Fórum de Ministros de Desporto e Juventudes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Luanda, e faremos o possível para estar presentes”, afirmou Ronald.
Para o secretário, a integração Sul-Sul é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento solidário dos povos, e essa integração passa pela união entre a América Latina e a África. “Os países lusófonos em ambos os continentes são fundamentais para que alcancemos o sucesso deste objetivo”, destacou Ronald.