Notícias
Seminário debate reconstrução das políticas para juventudes brasileiras
A Secretaria Nacional de Juventude realizou esta semana, em Brasília, o Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude. Responsáveis pela gestão estadual e municipal de políticas para a juventude de todo o País debateram, nos dias 30 e 31 de maio, contribuições para a implementação de uma política nacional de juventudes.
O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, teve início com uma mesa interministerial em que foram apresentadas políticas já em funcionamento em outros ministérios. A abertura do Seminário contou com a presença da secretária-executiva da SGPR, Maria Fernanda Coelho; do secretário Nacional da Juventude da SGPR, Ronald Sorriso; do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão; do representante da Frente Nacional de Prefeitos, Mário Lopes; e da representante da Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Bruna Castro.
Para Maria Fernanda Coelho, a Secretaria Nacional de Juventude tem um protagonismo muito forte, e é muito significativo o fato de ela estar, atualmente, na Secretaria-Geral da Presidência, um ministério palaciano, com capacidade de articulação e coordenação de várias frentes e políticas públicas. “Nós temos vários Brasis e vamos precisar desse olhar inclusivo para fazer a reconstrução prevista no lema do nosso governo, que é união e reconstrução. E é muito mais difícil reconstruir do que construir”, afirmou Maria Fernanda.
O secretário da SNJ, Ronald Sorriso, ressaltou a importância do encontro para a integração das ações voltadas às juventudes. “A gente quer absorver, ao máximo, o que os gestores e gestoras trouxeram para apresentar neste fórum, para podermos fazer as políticas adequadas chegarem às juventudes. Nos absorvam também durante o evento. Só com muita sinergia é que vamos reconstruir as políticas de juventudes neste país”, disse o secretário.
No seminário também foram debatidas possíveis alterações nos Conselhos Municipais da Juventude e o processo de mobilização para a realização da Conferência Nacional da Juventude. Além disso, a socióloga, especialista em juventude, Helena Abramo participou de uma das mesas do seminário e falou sobre as políticas para as juventudes.
Ao final do encontro, os gestores e gestoras municipais foram divididos em grupos por regiões e cada regional fez até 3 propostas prioritárias para serem implementadas em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude.
Os dois dias de encontros foram realizados no Museu Nacional da República (30/5) e no Memorial Darcy Ribeiro - Beijódromo da UnB (31/5).