Notícias
Governo prioriza ações para juventude rural em programas e políticas públicas
- Foto: Luis Fernandes
A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) reuniu na semana passada, entre os dias 25 e 27 de abril, em Brasília, cerca de 5 mil jovens durante o 4º Festival da Juventude Rural, que teve como tema “Semeando resistência e cultivando um mundo novo”. O encontro contou com a participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, com a presença da secretária-executiva, Maria Fernanda Coelho, e de representantes da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).
Maria Fernanda participou do encerramento do festival, na quinta-feira (27), representando o ministro Márcio Macêdo, e fez importantes anúncios do Governo Federal sobre a temática da juventude rural. Entre as novidades, a Secretária-Executiva anunciou a criação de um Comitê Permanente de Juventude Rural no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
A reconstrução do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), com a inclusão de atendimento à juventude rural, foi outra das novidades informadas por Maria Fernanda Coelho. Na mesma ocasião, a Contag soube também que o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima vai retomar e fortalecer o Programa de Educação Ambiental para a Agricultura Familiar (PEAAF), com enfoque na formação de jovens para a gestão ambiental rural de seus territórios e produção sustentável nas comunidades.
CADERNO DE RESPOSTAS
Esses e outros anúncios são uma resposta direta do Governo Federal às reivindicações da Contag, que foram apresentadas ao governo em março, quando o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, estiveram em evento da Contag sobre o Grito da Terra Brasil e da Juventude Rural.
Os anúncios integram o Caderno de Respostas do Governo Federal, com seis pontos centrais (Democracia e Participação Popular; Trabalho, Produção Sustentável e Renda; Agricultura Sustentável e Resiliência às Mudanças Climáticas; Saúde; Educação do Campo e Cultura, Esporte e Lazer), dividido em 35 itens, que foram encaminhados aos ministérios responsáveis pelos temas afins. As demandas foram submetidas a tratativas, negociações e respostas para serem incorporadas às ações e políticas do governo, com vistas ao máximo atendimento das reivindicações elencadas.
A secretária-executiva da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-Geral, Jessy Dayane, também esteve presente no evento, quando fez os anúncios específicos da SNJ. De acordo com ela, em dezembro será realizada a 4ª Conferência Nacional de Juventude. Além da conferência, ela informou que a SNJ está trabalhando para a ampliação dos assentos do Conselho Nacional da Juventude, sendo 40 assentos para a sociedade civil e 20 para representantes do poder público. Atualmente, o colegiado é composto por 30 conselheiros, sendo 10 representantes do Poder Público e 20 representantes da sociedade civil.
>>> Confira o Caderno de Respostas do Governo Federal às reivindicações da Contag