Notícias
JUVENTUDE
Conjuve lança edital de convocação de eleições para representantes da sociedade civil
- Foto: Ascom/SGPR
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) lançou na última quinta-feira (21) o edital de convocação de eleições de novos membros do colegiado. A convocação é para representações da sociedade civil para um período de 2 anos. As informações sobre o processo foram publicadas no Diário Oficial da União.
Durante reunião do Conselho, na sexta-feira (22), a última realizada pelos atuais membros, o presidente do Conjuve, Marcos Barão, afirmou que o processo das eleições fortalece o colegiado e a renovação. “Acreditamos que a renovação é muito importante, sempre feita com ampla participação social. É muito mais do que simplesmente o desejo de encerrar esse mandato,” afirmou ele, que na ocasião fez um balanço da atual gestão.
BALANÇO
De acordo com ele, a atual gestão entregará um relatório das atividades realizadas durante o atual mandato durante a posse dos novos membros que serão eleitos.
Barão lembrou que em seu mandato enfrentou a pandemia de covid-19 e, apesar dos desafios desse período, recordou que o Conselho Nacional de Juventude conseguiu mobilizar e ouvir 130 mil jovens de todo o país com a pesquisa “Juventudes e a Pandemia”.
A pesquisa tinha por objetivo entender os impactos, os hábitos adquiridos e as prioridades para a saúde, educação, trabalho e renda. Durante o período eleitoral também foram feitas perguntas sobre o fortalecimento dos processos democráticos.
O conselho também esteve em importantes pautas internacionais. “O Conjuve passou a ampliar o seu papel em espaços como o Fórum de Juventudes da CLP, no Conselho de Juventude do BRICS, agora no G20, já existe uma discussão articulada sobre a COP, então tem tanta coisa, né?”, afirmou.
No último ano, juntamente com a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência, o Conjuve realizou a 4ª Conferência Nacional de Juventude, depois de um intervalo de oito anos sem conferência. “A grande materialização do apoio da SNJ para o Conjuve foi a realização da 4ª Conferência. Muita gente disse que não daria para fazermos e tentou mudar nossa ideia de realizá-la no fim do ano passado. A gente tinha uma leitura que hoje se comprova correta de que se a gente não fizesse naquele momento difícil a gente não conseguiria fazer brevemente e a conferência vai ser importante para o Plano Nacional de Juventude, para a retomada da Política Nacional do Juventude”, acrescentou.