Notícias
Caravana percorre capitais para construir o Plano Juventude Negra Viva
A Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-Geral iniciou a Caravana Participativa para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva (PJNV), com o objetivo de formular as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra. Coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria-Geral, a caravana vai percorrer todas as capitais do Brasil. A primeira delas aconteceu na quinta-feira (18), em Fortaleza, no Ceará.
Durante os encontros, os movimentos sociais e de juventude poderão aportar suas contribuições para a elaboração do PJNV, que deverá ser lançado em novembro deste ano. Um dos principais focos do plano é a redução da letalidade entre jovens negros de todo o Brasil.
No Ceará, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que o enfrentamento ao genocídio da juventude negra é uma das prioridades da pasta que comanda. “Ao entrar no Ministério eu enumerei cinco prioridades, e uma delas sempre foi o enfrentamento ao genocídio da população preta, em especial da juventude”, afirmou.
Para o secretário Nacional de Juventude, Ronald dos Santos, a Caravana Participativa tem a premissa de ouvir as demandas mais urgentes da juventude negra. "Iniciamos um projeto de tamanha importância exatamente no Estado que primeiro aboliu a escravatura”, afirmou, referindo-se ao Ceará. “A completude da abolição, até hoje não conquistada plenamente, se dá com a garantia de direitos fundamentais para a população negra, sobretudo o mais elementar que é o direito à vida. E é nesta premissa que abrimos a escuta para que o Plano seja de fato participativo e que atenda as demandas mais urgentes para a juventude negra", completou.
Um dos principais focos do plano é a redução da letalidade entre jovens negros de todo o Brasil. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, pessoas negras representaram 77,6% das vítimas de homicídio doloso. Levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, entre 2012 e 2019, demonstrou que a taxa de mortalidade por homicídio de jovens negros foi 6,5 vezes maior que a taxa nacional.
CARAVANA PARTICIPATIVA
A Caravana Participativa chega nesta segunda-feira (22) à Bahia. As próximas paradas serão São Paulo, na quinta-feira (25), e Pará, na segunda-feira (29). Confira a agenda completa aqui. As inscrições para participar das caravanas podem ser feitas pelo site: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/plano-juventude-negra-viva/.
A Caravana faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interministerial, instituído pelo Decreto presidencial 11.444/2023, que tem como finalidade elaborar uma proposta para o Plano Juventude Negra Viva. Os eixos temáticos abrangem as áreas de segurança pública e acesso à justiça; geração de trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; promoção da saúde e garantia do direito à cidade.