Notícias
Caravana levará cultura de paz a escolas em todo o País
- Foto: Bruno Peres | ASCOM/SG - Ministro Márcio Macêdo lança Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas, em Goiânia, com a presença da comunidade escolar
Percorrer escolas em todo o Brasil, promovendo um ambiente de paz e acolhimento e prevenindo a violência em ambientes educacionais. Este é o propósito da Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas, programa lançado na quarta-feira (17), em Goiânia, pelo ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Iniciativa da SG, o projeto faz parte de um conjunto de ações do Governo Federal propostas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Prevenção e Enfrentamento da Violência nas Escolas, coordenado pelo Ministério da Educação.
“A promoção da paz nas escolas precisa ser uma ação em conjunto de governos de todas as esferas, da sociedade inteira, das escolas públicas e particulares. Só com diálogo é que vamos encontrar a paz. E é esse diálogo que pretendemos estabelecer com a Caravana”, definiu o ministro Márcio Macêdo no evento de lançamento, que reuniu centenas de estudantes, pais e educadores na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno.
Macêdo lembrou que a cultura da violência não faz parte da tradição do País. “Nossa cultura é a da alegria e da paz, mas infelizmente vários episódios violentos tem se registrado no País incentivados pela cultura do ódio que se instalou nos últimos anos”, observou. O ministro ressaltou a importância de que sejam definidas regras de controle para as redes sociais, com “uma legislação rigorosa para punir quem usa os meios digitais para infundir ódio e violência nas cabeças de jovens e adolescentes”.
Evento de lançamento contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais e representantes do Conjuve, da UNE e da UBES.
PROTAGONISMO DA JUVENTUDE
O ministro da Educação, Camilo Santana, enviou ao evento uma mensagem em vídeo na qual destacou a necessidade de colocar os jovens no centro da definição da agenda de paz nas escolas. “A vai mobilizar e fortalecer o protagonismo das juventudes, principais atores dessa agenda, que é a construção da cultura de paz nas escolas e nas comunidades. Uma convivência escolar democrática com respeito às diferenças e exercício da cidadania”, afirmou.
Representando o Governo de Goiás, parceiro no projeto, o vice-governador Daniel Vilela, destacou que os líderes políticos têm o desafio de promover uma cultura de paz na sociedade. “Nós não podemos mais conviver com intolerâncias, radicalismos e extremismos”, disse.
O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também parceiro da Caravana na cidade, elencou algumas das ações que a administração municipal vem realizando no sentido de garantir segurança nas escolas. “Nas últimas semanas, montamos uma ampla rede de segurança que envolveu mais de 800 agentes de segurança da Guarda Civil Metropolitana para a proteção de toda a comunidade escolar, ao mesmo tempo em que voltamos nossos olhares e corações para identificação de problemas como bullyng e racismo. Temos uma firme cultura de paz no ambiente escolar e uma grande gama pedagógica que privilegia o diálogo”, relatou.
O lançamento da Caravana contou com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e municipais, além de dirigentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). A comunidade escolar marcou presença com uma série de atividades culturais durante o evento, como apresentações musicais, rodas de capoeira e grupos de percussão.
"Este é um momento que aponta para o futuro, não só para o enfrentamento à violência mas também para a promoção da paz”, afirmou Marcus Barão, presidente do Conjuve. “Estamos muito felizes em participar deste momento.”
Comunidade escolar participou da cerimônia com roda de capoeira e apresentações musicais
OCUPAÇÃO PELA PAZ
As próximas cidades a serem visitadas na primeira fase da Caravana, ainda sem datas definidas, são Blumenau (SC), Salvador (BA), Belém (PA), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Aracaju (SE), Sobral (CE) e São Paulo (SP). “Esta primeira fase é um piloto do projeto”, explicou o ministro Márcio Macêdo. “A ideia é expandi-lo por escolas de todo o País.”
A Caravana promove um dia de ocupação nas unidades escolares visitadas, com atividades culturais, esportivas e científicas oficinas com especialistas em diversos temas, palestras e apresentações sobre direitos para crianças, adolescentes e jovens. Uma das atividades previstas é uma oficina de taekwondo ministrada pelo ex-atleta olímpico e medalhista Diogo Silva, assessor especial no Ministério dos Esportes.
Antes de cada visita, o Ministério da Justiça e Segurança Pública mapeia possíveis ataques e ameaças recebidas por meio de seu canal de denúncias, para avaliar o risco e a viabilidade de realização das atividades naquele território. O processo de avaliação da segurança das ações conta também com a participação das gestões municipais e estaduais.
Criado pelo Decreto 11.469/2023, o Grupo de Trabalho Interministerial tem o objetivo de propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. Além do Ministério da Educação e da Secretaria Nacional da Juventude da SGPR, integram o GTI os ministérios da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Comunicações, da Saúde, da Cultura e o do Esporte.
Confira a íntegra do lançamento da Caravana da Juventude pela Paz nas Escolas.